Como manter a saúde emocional no trabalho? Saúde Mental
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Durante a pandemia, muitos trabalhadores viveram mudanças significativas na vida profissional – de redução de jornadas a cortes salariais, passando até mesmo por um novo modelo de trabalho, o home office. E se, por um lado, essa medida contribuiu para o controle da disseminação da COVID-19, por outro, bagunçou ainda mais os limites entre vida privada e profissional, levando muitos a um esgotamento emocional.
Um estudo realizado pela ISMA Brasil, associação integrante da International Stress Management Association (ISMA), indica que quase metade dos brasileiros no mercado de trabalho hoje sofre de algum nível de depressão. Os dados, divulgados na Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, apontam que nove em cada dez trabalhadores apresentam sintomas de ansiedade. São casos leves até quadros incapacitantes. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alerta: os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de faltas ao trabalho no mundo.
A Síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico relacionado ao estresse crônico desenvolvido no ambiente de trabalho. Qualquer atividade profissional pode desencadear o burnout, sobretudo se for um local de trabalho onde existe pressão excessiva, conflitos internos e pouco reconhecimento por parte dos colegas e das lideranças. Para saber mais sobre a síndrome, clique aqui.
Como agravante temos um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, que intimida aqueles que sofrem dessa condição, contribuindo para que o estigma sobre o tema se perpetue. Entender e estabelecer seus limites, assim como compreender que um bom desempenho não necessariamente está atrelado a horas extras ou acúmulo de funções, é algo que pode aliviar o acúmulo de pressões. Além disso, existem hábitos que podem ser adotados para contribuir com a melhoria da sua saúde emocional. São eles:
Estabelecer um horário de trabalho | Limitar o uso da tecnologia: isso vale tanto para |
Fora do horário de trabalho, dedique-se a sua vida | Conversar com pessoas em que você confia sobre como |