Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Como manter a saúde emocional no trabalho? Saúde Mental

Home > Matérias > Saúde Mental > Como manter a saúde emocional no trabalho?

Como manter a saúde emocional no trabalho?

Durante a pandemia, muitos trabalhadores viveram mudanças significativas na vida profissional – de redução de jornadas a cortes salariais, passando até mesmo por um novo modelo de trabalho, o home office. E se, por um lado, essa medida contribuiu para o controle da disseminação da COVID-19, por outro, bagunçou ainda mais os limites entre vida privada e profissional, levando muitos a um esgotamento emocional.

Um estudo realizado pela ISMA Brasil, associação integrante da International Stress Management Association (ISMA), indica que quase metade dos brasileiros no mercado de trabalho hoje sofre de algum nível de depressão. Os dados, divulgados na Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, apontam que nove em cada dez trabalhadores apresentam sintomas de ansiedade. São casos leves até quadros incapacitantes. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alerta: os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de faltas ao trabalho no mundo.


Síndrome de burnout: você já ouviu falar?

A Síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico relacionado ao estresse crônico desenvolvido no ambiente de trabalho. Qualquer atividade profissional pode desencadear o burnout, sobretudo se for um local de trabalho onde existe pressão excessiva, conflitos internos e pouco reconhecimento por parte dos colegas e das lideranças. Para saber mais sobre a síndrome, clique aqui.

Como agravante temos um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, que intimida aqueles que sofrem dessa condição, contribuindo para que o estigma sobre o tema se perpetue. Entender e estabelecer seus limites, assim como compreender que um bom desempenho não necessariamente está atrelado a horas extras ou acúmulo de funções, é algo que pode aliviar o acúmulo de pressões. Além disso, existem hábitos que podem ser adotados para contribuir com a melhoria da sua saúde emocional. São eles:

Estabelecer um horário de trabalho e se comprometer a segui-lo;Limitar o uso da tecnologia: isso vale tanto para as horas que você perde navegando em redes sociais (o que pode comprometer sua jornada de trabalho) quanto para os e-mails e ligações de trabalho que responde fora do seu horário de trabalho;

Estabelecer um horário de trabalho
e se comprometer a segui-lo;




Limitar o uso da tecnologia: isso vale tanto para
as horas que você perde navegando em redes sociais
(o que pode comprometer sua jornada de trabalho)
quanto para os e-mails e ligações de trabalho
que responde fora do seu horário de trabalho;

Fora do horário de trabalho, dedique-se a sua vida pessoal: descanse, pratique atividades esportivas e/ou ao ar livre, dedique-se a ter um hobby;Conversar com pessoas em que você confia sobre como você está se sentindo. Não guarde as angústias para si.

Fora do horário de trabalho, dedique-se a sua vida
pessoal
:
descanse, pratique atividades esportivas e/ou
ao ar livre, dedique-se a ter um hobby;

Conversar com pessoas em que você confia sobre como
você está se sentindo. Não guarde as angústias para si.



Além disso, é importante avaliar o quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e
emocional.


Lembre-se de que para desempenharmos bem nossas funções precisamos estar com a
saúde emocional em dia. Isso vale para todos os momentos, não apenas para situações de trabalho. Dar a devida atenção ao seu bem-estar é um gesto de autocuidado. Se você identificar sinais de esgotamento, procure um tratamento com profissionais capacitados. Os beneficiários SulAmérica contam com o programa Única Mente para cuidar da saúde emocional.



Artigos Relacionados
10 hábitos de autocuidado para você incluir na sua rotina
Setembro Amarelo: ações para a prevenção do suicídio

Síndrome do impostor: o que é e como identificar?

Voltar