Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Síndrome do impostor: o que é e como identificar? Saúde Mental

Home > Matérias > Saúde Mental > Síndrome do impostor: o que é e como identificar?

Síndrome do impostor: o que é e como identificar?

Não se sentir merecedor das próprias conquistas e pôr em xeque suas capacidades. A promoção, assim como a efetivação de cargo, aconteceu por sorte ou acaso, mas não graças ao seu esforço.

Você tem certeza de que é uma fraude e de que a qualquer momento alguém irá descobrir. Estamos falando da Síndrome do Impostor, uma desordem psicológica de autopercepção que vem sendo cada vez mais estudada, mas que ainda não possui Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), portanto, não é considerado um distúrbio propriamente.



Voce Sabia Sindrome do Impostor

Mais conhecida como Síndrome da Impostora, essa desordem psicológica é um fenômeno observado sobretudo entre as mulheres. Foi descrita pela primeira vez em 1978
pelas psicólogas Pauline Rose Clance e Suzanne Imes, ambas pesquisadoras
da Universidade Estadual da Geórgia.

Fruto de um trabalho de cinco anos, a
pesquisa envolveu 150 mulheres em posição de destaque e concluiu que, quanto maior o êxito profissional, maior a insegurança e a sensação de ser uma fraude.

Mais conhecida como Síndrome da Impostora, essa desordem psicológica é um fenômeno observado sobretudo entre as mulheres. Foi descrita pela primeira vez em 1978 pelas psicólogas Pauline Rose Clance e Suzanne Imes, ambas pesquisadoras da Universidade Estadual da Geórgia. Fruto de um trabalho de cinco anos, a pesquisa envolveu 150 mulheres em posição de destaque e concluiu que, quanto maior o êxito profissional, maior a insegurança e a sensação de ser uma fraude.

A síndrome do impostor também pode ser observada em outros âmbitos além do profissional, como, por exemplo, relações de namoro, casamento e até mesmo amizade. São situações em que a pessoa se sente inferior ao seu parceiro ou à sua parceira, a ponto de terminar uma relação, pois não acredita que os sentimentos do outro são verdadeiros. Viver esse conflito e se questionar a todo instante quanto aos próprios méritos e capacidades pode agravar quadros de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. É uma situação que pede atenção, e por isso reunimos abaixo os sintomas mais frequentes:


Fique atento aos sinais síndrome do impostor

Autossabotagem

Quem sofre com a síndrome pode recusar uma promoção ou até mesmo uma proposta de trabalho, já que não se sente capaz de desempenhar o que lhe é exigido, ainda que cumpra com os requisitos exigidos.

Autossabotagem Quem sofre com a síndrome pode recusar uma promoção ou até mesmo uma proposta de trabalho, já que não se sente capaz de desempenhar o que lhe é exigido, ainda que cumpra com os requisitos exigidos.
Procrastinação Reuniões, feedbacks e outras atividades são adiadas com frequência pelo medo da avaliação que irá receber, pois em sua cabeça o fracasso já é certo.

Procrastinação

Reuniões, feedbacks e outras atividades são adiadas com frequência pelo medo da avaliação que irá receber, pois em sua cabeça o fracasso já é certo.

Perfeccionismo

Ao se sentir uma fraude, a pessoa tende a se esforçar ao máximo para compensar sua “sorte”. Existe uma cobrança excessiva para que o trabalho seja realizado sem falhas. Além disso, há muita pressão e autocrítica em situações de erro, o que pode levar a ainda mais horas de trabalho, aumentando as chances de burnout.

Perfeccionismo Ao se sentir uma fraude, a pessoa tende a se esforçar ao máximo para compensar sua “sorte”. Existe uma cobrança excessiva para que o trabalho seja realizado sem falhas. Além disso, há muita pressão e autocrítica em situações de erro, o que pode levar a ainda mais horas de trabalho, aumentando as chances de burnout.
Necessidade em agradar O carisma funciona como uma espécie de disfarce para a suposta incapacidade. O excesso de simpatia beira a bajulação.

Necessidade em agradar

O carisma funciona como uma espécie de disfarce para a suposta incapacidade. O excesso de simpatia beira a bajulação.

Baixa autoestima

A pessoa realmente acredita que não é boa o suficiente. A insegurança é sua companhia, mesmo que o trabalho apresente bons resultados. Existe uma incapacidade de reconhecer suas qualidades.

Baixa autoestima A pessoa realmente acredita que não é boa o suficiente. A insegurança é sua companhia, mesmo que o trabalho apresente bons resultados. Existe uma incapacidade de reconhecer suas qualidades.

 como tratar sindrome do impostor
Caso você se identifique com as características da Síndrome do Impostor e perceba situações frequentes de autossabotagem, procure ajuda profissional.

Psicólogos que trabalham com orientação de carreira podem ajudar a identificar como se deu a construção desse autoconceito e auxiliá-lo com a situação.
Caso você se identifique com as características da Síndrome do Impostor e perceba situações frequentes de autossabotagem, procure ajuda profissional. Psicólogos que trabalham com orientação de carreira podem ajudar a identificar como se deu a construção desse autoconceito e auxiliá-lo com a situação.



A SulAmérica está aqui para apoiar seus beneficiários na busca pela Saúde Integral, sempre com equilíbrio entre a saúde física e a emocional. A iniciativa Única Mente foi criada para dar apoio profissional com o intuito de prevenir, diagnosticar e tratar transtornos da mente que atingem a vida moderna; clique aqui, conheça e participe.

Artigos Relacionados:

Transtorno Bipolar: o que é, como identificar e como tratar?
Como as telas podem influenciar sua saúde emocional?
Você tem problemas com a sua imagem? Conheça o transtorno dismórfico corporal








Voltar