10/10 – Dia Internacional da Saúde Mental Depressão
Home > Matérias > Depressão > 10/10 – Dia Internacional da Saúde Mental
A depressão é uma doença séria, que requer tratamento; entender seus sintomas é fundamental para o diagnóstico precoce
Sensação de desamparo, angústia, tristeza. Todo mundo já se sentiu assim alguma vez na vida diante de fatos desagradáveis, como a morte de um ente querido, a perda de um emprego, uma desilusão amorosa, ou até mesmo depois de um aborrecimento.
Esses sentimentos são absolutamente normais e fazem parte da vida. No entanto, quando se tornam permanentes no dia a dia, podem caracterizar um quadro de depressão, doença mental que, sem o tratamento adequado, pode impactar seriamente na qualidade de vida e levar ao suicídio.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 mil pessoas no mundo são afetadas pela depressão. No Brasil, a doença atinge 11,5 (5,8%) milhões de brasileiros e é considerada uma das condições psiquiátricas mais incapacitantes e que mais geram afastamentos do trabalho.
Mas, embora seja uma doença séria, a depressão é rodeada de estigmas e preconceitos. Muitas pessoas chegam a viver anos sofrendo e relutando contra ela sem receberem o diagnóstico e o tratamento adequado. Em muitos casos, o próprio indivíduo depressivo tem dificuldades para buscar ajuda e a família não oferece o apoio necessário. Portanto, a conscientização é o primeiro passo na luta contra esse transtorno.
Sintomas da depressão
Segundo os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – uma espécie de “bíblia” da psiquiatria – a depressão pode ser diagnosticada quando a maior parte dos sintomas a seguir persiste por mais de duas semanas consecutivas:
Humor deprimido na maior parte do dia (em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável em vez de triste)
Perda do interesse ou prazer em atividades que antes davam satisfação
Perda ou ganho significativo de peso
Alterações no apetite
Insônia ou sono excessivo
Cansaço e falta de energia
Sentimento de inutilidade ou de culpa
Dificuldades de concentração
Pensamentos sobre morte ou ideias suicidas