Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Dicas de como cuidar da Saúde Emocional das crianças Saúde Mental

Home > Matérias > Saúde Mental > Dicas de como cuidar da Saúde Emocional das crianças

A saúde emocional é muito importante, e não deve ser apenas uma preocupação na vida adulta, mas também na vida das crianças. Pelo fato delas não conseguirem se expressar direito, muitas vezes podem estar passando por dificuldades que não identificamos.

O período da infância, é onde acontece o desenvolvimento, o crescimento e os aprendizados que criam a nossa personalidade adulta. Com isso em mente, aqui vão algumas dicas de como cuidar da saúde emocional dos pequenos:

Deixar que as crianças se expressem

Assim como nós, as crianças também têm sentimentos que precisam ser extravasados, mas nem sempre sabem ou conseguem colocar palavras para fora. Por isso é necessário deixar que elas se expressem por outros meios e ações; e se for algo que pode acarretar consequências negativas, que conversem em algum momento posterior à atitude, deixando um espaço aberto e seguro para o diálogo.

Espaço aberto para diálogos das crianças

Dar abertura para discussões de sentimentos, sem julgamentos. Pode ser algo que as crianças tenham um pouco de receio no começo, mas é muito importante, para esses sentimentos não ficarem retraídos, e tendo um espaço confortável, é melhor ainda.

Deixar que as crianças se divirtam

As atividades mais simples para nós no dia a dia, são atividades de aprendizado e obrigação das crianças, e que por mais que pensamos que nossa rotina é muito mais corrida e muito mais pesada, para eles, a dele também é. Então é muito importante deixar um tempo livre em que elas escolham o que querem fazer, assim elas não ficam sobrecarregadas mentalmente, nem estressadas.

Não esconda o que está acontecendo ao redor

Crianças são muito observadoras e perspicazes, e conseguem perceber quando algo não está certo ao seu redor. Então contar para elas, claro, com uma linguagem mais acessível, é importante para que não desenvolvam sentimentos negativos como a solidão, ou a culpa.

Fiquem atentos aos sinais de que algo está errado com as crianças

Com a dificuldade que as crianças têm de se expressar, muitas vezes não vão entender o que está acontecendo, caso tenha algo errado, e não vão saber pedir ajuda. Por isso separamos alguns sinais que podem te ajudar a identificar algum problema na saúde emocional das crianças

  • queda no desempenho escolar;
  • agressividade;
  • irritabilidade;
  • alterações nos padrões de sono e apetite;
  • tristeza;
  • timidez exagerada;
  • nervosismo sem causa aparente;
  • apatia;
  • pesadelos frequentes;
  • falta de vontade de ir à escola ou de realizar
    atividades que antes eram prazerosas;
  • isolamento social

Por isso, fiquem muito atentos aos sinais que possam indicar algum problema, pois caso sejam identificados, o mais indicado é procurar ajuda profissional de um psicólogo infantil, que vai saber tratar do problema com calma, paciência e vai saber lidar com crianças, que muitas vezes podem se fechar para falar do problema.

Beneficiário SulAmérica Saúde conta com profissionais de qualidade e programas e serviços especialmente desenhados para oferecer cuidado especializado em saúde emocional. 

 

Baixe o app
e comece agora!

 
 

Artigos Relacionados

5 motivos para você começar terapia online

Entenda como o cansaço pode impactar nossa saúde emocional
Entenda a relação entre estresse e doenças de pele
Todo dia é dia de cuidar da saúde emocional

Voltar