5 motivos para você começar terapia online Saúde Mental
Home > Matérias > Saúde Mental > 5 motivos para você começar terapia online

Em pesquisa recente, o instituto FSB Pesquisa identificou que 54% dos brasileiros estão preocupados com a saúde emocional no momento, mas apenas 10% dos entrevistados se consultam regularmente com profissionais de psicologia.
Muitas pessoas ainda resistem à ideia de fazer terapia por medo, preconceito ou apenas por não saberem que se trata de uma ferramenta que apoia na resolução de problemas a partir de um outro ponto de vista.
Como funciona?
As sessões de psicoterapia são focadas na conversa entre o profissional de psicologia e a pessoa, frente a frente. Através de diversas abordagens e técnicas, são trabalhadas questões emocionais com o objetivo de analisar e traduzir os pensamentos e questões do dia a dia, além de identificar comportamentos responsáveis pelos sentimentos, como tristeza, angústia, estresse e ansiedade.

1. Tratamento cientificamente comprovado: as abordagens e técnicas da psicoterapia são baseadas em estudos científicos, com resultados comprovados, inclusive na melhora de doenças como depressão, ansiedade, bipolaridade, entre outras.
2. Se conhecer mais: na psicoterapia, você se conhece mais e aprende a reconhecer e lidar com seus pontos fortes e fracos.
3. Desenvolver inteligência emocional: a terapia ajuda a identificar melhor os sentimentos e a encontrar soluções para os conflitos.
4. Ser ouvido sem ser julgado: a terapia é um ambiente seguro, que você será ouvido atentamente e acolhido sem julgamentos.
5. Ultrapassar dificuldades: o dia a dia pode te deixar preso em situações ruins que esteja vivendo, seja estresse, conflitos, dificuldades como demissão ou doenças e o terapeuta pode te ajudar a ficar mais forte emocionalmente e a encontrar as melhores saídas de forma positiva e consciente.
Mas quem nunca passou por essa experiência precisa saber: o papel do psicólogo não é resolver os problemas, e sim ajudar a encontrar caminhos para isso, além de orientá-lo a administrar as emoções e mudar comportamentos
