Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Entenda a relação entre estresse e doenças de pele Saúde Mental

Home > Matérias > Saúde Mental > Entenda a relação entre estresse e doenças de pele

Não é novidade que alguns hábitos da nossa vida têm um impacto direto na pele.
Exposição solar sem proteção, tabagismo, consumo de alimentos gordurosos, falta de hidratação e poucas horas de sono são fatores já conhecidos. Mas você sabia que um quadro de estresse também pode ter efeitos diretos sobre sua pele? Para saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo abaixo.

o que acontece

Antes de tudo, precisamos entender que o estresse é um mecanismo de defesa, e não apenas um problema emocional. Ao vivenciarmos uma situação de estresse, nosso corpo entra em estado de alerta e uma série de mediadores químicos, como adrenalina e cortisol, são liberados. É uma reação natural, mas complexa e com consequências. Em casos de estresse crônico, em que os estímulos são contínuos, o sistema imunológico é afetado e uma série de enfermidades pode vir a ocorrer.


Na pele, ela ocorre como consequência ao excesso de cortisol, um dos hormônios ligados ao estresse. A liberação dessa substância pode vir a provocar erupções cutâneas, opacidade, envelhecimento precoce e agravamento de doenças como eczema e psoríase.


Quais são as doenças?

Acne

Apesar de ocorrer por diversos fatores, o estresse é uma das causas possíveis para a acne. O cortisol, um dos hormônios ligados ao estresse, aciona a produção de glândulas sebáceas e com isso passamos a produzir sebo em maior quantidade. Como consequência, temos a acne.


Herpes Labial ou Simples

Infecção viral comum que se manifesta quando as defesas do organismo estão enfraquecidas. Se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas nos lábios superiores ou inferiores e duram, em média, de 5 a 7 dias. Provoca coceira, ardência e até mesmo formigamento. Além do estresse, são fatores de risco para eclosão das feridas: alterações hormonais, gripes, resfriados e exposição ao sol.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 90% da população mundial tem o vírus do herpes alojado no organismo.


Psoríase

Doença inflamatória crônica, não contagiosa, caracterizada por lesões avermelhadas que descamam a pele. Se forma principalmente em cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Em alguns casos, o ressecamento pode desencadear rachaduras e sangramentos. É agravada pelo estresse, exposição ao frio e consumo de álcool.


Urticária

Irritação cutânea que pode se manifestar em qualquer parte do corpo. Provoca bastante coceira e se caracteriza por lesões avermelhadas e levemente inchadas. Pode se manifestar de maneira aguda — quando dura menos de 6 semanas — ou crônica. Apesar do estresse não ser um fator desencadeante, ele pode agravar os sintomas.


Dermatite seborreica

Atinge principalmente o couro cabeludo e regiões mais oleosas da pele, como os cantinhos do nariz, sobrancelhas, face, pálpebras e peito. Provoca vermelhidão, manchas e descamação. O estresse é apontado como um dos fatores de piora.

Como tratar?


O tratamento para as doenças de pele que mencionamos aqui pode ser relativamente simples, mas, antes de fazer uso de qualquer medicamento, é importante buscar a orientação de um profissional. Somente assim você poderá entender a origem da doença e ter a indicação do melhor tratamento para o seu caso.



Dar a devida atenção ao seu bem-estar é um gesto de autocuidado. Lembre-se que beneficiários da SulAmérica podem contar com a Orientação Médica Telefônica, para esclarecimento de dúvidas e orientação preventiva.




Voltar