Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Iniciativa disponível para algumas localidades
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Preparando a Casa para Começar o Ano Novo Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Preparando a Casa para Começar o Ano Novo


header_sulamerica-saude_preparando-casa

Capturar



Cinco ideias para renovar as energias e ter um ano mais leve.


Nada melhor do que começar o ano fazendo aquela arrumação geral na casa. A sensação de limpeza e de ver tudo organizado e funcionando não é apenas de bem-estar. Vários estudos científicos comprovam que esses fatores estão relacionados com a sua saúde física e mental, a sua produtividade e até a qualidade de seus relacionamentos. Listamos abaixo cinco ideias para você colocar em prática neste início de ano e quais são seus principais benefícios.





box-01_sulamerica-saude_preparando-casa

Você sabia que a poluição interna da sua casa pode ser mais prejudicial à sua saúde do que a poluição externa? Produtos de limpeza, tintas de parede, matérias-primas de alguns tipos de móveis, entre outros, podem provocar alergias. De acordo com a American College of Allergists, Estados Unidos, 50% das doenças alérgicas são causadas por esse tipo de poluição. Abrir as janelas ajuda também a eliminar os odores indesejáveis e manter a casa com ar de limpeza.



box-02_sulamerica-saude_preparando-casa


Colocar travesseiros e tapetes ao sol ajuda a minimizar a presença de ácaros e fungos, mas dificilmente você conseguirá fazer isso com colchões e estofados. Hoje, empresas especializadas fazem esse tipo de serviço na sua casa, sem ter que tirar nada do lugar. Os ácaros são inimigos do nosso pulmão e acentuam problemas crônicos como a asma, por exemplo. Além de, claro, interferir na qualidade do seu sono, no caso do colchão e de travesseiros.


box-03_sulamerica-saude_preparando-casa

Hora de se desfazer de tudo aquilo que não usa mais. Para não ser exaustivo demais, escolha um cômodo por dia para tirar tudo dos armários e checar o que realmente você usa. Feito isso, hora de organizar as coisas que você vai manter, deixando o visual mais clean e garantindo que possam ser encontradas com mais facilidade. Pode parecer que não, mas isso contribui para vários aspectos da sua vida. De acordo com um artigo publicado pelo Journal of Neuroscience, as distrações causadas pela visualização de muitos objetos em várias alturas e profundidades ajudam a mente a desfocar, prejudicando a sua produtividade. A casa desorganizada também prejudica relacionamentos, pois, além de não querer receber visitas, as relações na família e entre o casal podem ser afetadas. Outro benefício da organização é comer melhor. A desordem é estressante para o cérebro, então é mais provável que você recorra a mecanismos de enfrentamento, como escolher comidas confortáveis ou comer demais, como explicam os psicólogos da revista Psychological Science.



box-04_sulamerica-saude_preparando-casa

Nada mais irritante e pouco produtivo do que precisar usar um utensílio ou equipamento e encontrá-lo quebrado ou sem pilhas. Faça uma conferência em tudo o que você usa no cotidiano e cheque se estão em pleno funcionamento ou com as pilhas e baterias em dia. Além de poupar tempo, você evitará momentos de estresse desnecessários.




box-05_sulamerica-saude_preparando-casa



Você já ouviu falar em biofilia? Trata-se de uma tendência natural a voltarmos nossa atenção às coisas vivas, no caso, as plantas. Inúmeros estudos realizados comprovam que ambientes com muito verde geram níveis 15% mais altos de bem-estar, 6% a mais de produtividade e 15% a mais de criatividade do que ambientes sem esses elementos. Mas claro que assim como elas ajudam a “cuidar” de você, também precisam ser cuidadas. Procure os nutrientes corretos para cada tipo de planta que você tem em casa e comece o ano alimentando-as de forma adequada. Faça isso regularmente, de acordo com a indicação do fornecedor. Você pode optar também pelas composteiras domésticas e aproveitar sobras de alimentos (como cascas e bagaços) para produzir seu próprio adubo orgânico. 



Fontes:

Relatório Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico
American College of Allergists
Journal of Neuroscience
Revista Psychological Science
Sleep Foundation.





Voltar