Entenda o que é a febre maculosa Epidemias
Home > Matérias > Epidemias > Entenda o que é a febre maculosa
Você já deve ter escutado sobre a febre maculosa, ela é uma doença infecciosa, com gravidade variável, indo desde as formas leves até as mais graves, com uma elevada taxa de letalidade.
É causada por uma bactéria que pode ser encontrada em carrapatos infectados, que transmitem a doença pela sua picada por meio do contato com a pele do indivíduo por mais de 2 horas.
No Brasil, os principais vetores são os carrapatos, principalmente o carrapato estrela.
Porém, qualquer espécie de carrapato pode hospedar a bactéria causadora da Febre Maculosa, como por exemplo, o carrapato do cachorro. Os principais hospedeiros são os mamíferos de grande porte como: cavalos, capivaras, cachorros e gambá.
Mas lembre-se: nem todo carrapato está infectado e que não há transmissão de pessoa para pessoa.
Febre
Dor de cabeça intensa.
Náuseas e vômitos.
Diarreia e dor abdominal.
Dor muscular constante.
Gangrena nos dedos e orelhas.
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando parada respiratória.
Manchas em punhos e tornozelos que não coçam e evoluem para palmas das mãos e plantas dos pés, com inchaço e vermelhidão.
O diagnóstico da Febre Maculosa é muito difícil, principalmente durante os primeiros dias, tendo em vista que os sintomas também são parecidos com outras doenças.
No entanto, o médico fará avaliação dos sintomas e perguntará onde você mora ou se esteve em locais de mata, florestas, fazendas e trilhas ecológicas, onde possa ter sido picado por um carrapato, ele também poderá solicitar uma série de exames para confirmar ou contribuir com o diagnóstico.
Os testes laboratoriais mais indicados para diagnóstico específico da Febre Maculosa são:
coleta de sangue.
biópsia de lesões de pele.