Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Telemedicina: o que é, como funciona e quem pode usar? Saúde Ativa

Home > Matérias > Saúde Ativa > Telemedicina: o que é, como funciona e quem pode usar?

Telemedicina: o que é, como funciona e quem pode usar?Telemedicina: o que é,
como funciona e quem pode usar?

A telemedicina é uma realidade e tendência positiva na área da saúde. No recorte nacional, segundo dados divulgados pela CNN Brasil, mais de 50% da população brasileira utilizou serviços de saúde online em um período de 12 meses. Outra pesquisa divulgada pelo UOL mostra que 73% dos pacientes que fizeram uma consulta online, disseram que voltariam a realizá-la.

Esses mesmos revelaram também que pensam em adotar a telemedicina de maneira frequente e habitual. Apesar desses números positivos, alguns ainda desconhecem as práticas e benefícios da saúde online. Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos este artigo.

Nele, responderemos o que é telemedicina. Além disso, explicaremos como funciona, benefícios e modalidades disponíveis. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é telemedicina?

Explicando de forma simples, a telemedicina reúne práticas médicas que são realizadas a distância. Para isso, são utilizadas tecnologias que permitem a interação entre médico e paciente, envio de receitas de medicamentos, solicitações de exames, etc.

Todas essas e outras possibilidades são possíveis por meio da conexão de um dispositivo eletrônico (smartphone, tablet ou computador) a uma rede de internet. Tal eficiência e facilidade na relação médico-paciente, fez com que a telemedicina fosse muito utilizada durante o período crítico da pandemia do Covid-19.

Nessa fase, muitas vidas foram salvas e as instituições hospitalares desafogadas com a ajuda da medicina remota. Devido à grande utilização dessa modalidade médica, novas tecnologias foram desenvolvidas, muitos médicos e pacientes a adotaram, tornando-a uma forte tendência na área da medicina.

Principais frentes de atuação da modalidade

Para entregar a melhor experiência para os pacientes e médicos, a telemedicina é dividida em várias categorias. Dessa forma, é possível também abranger inúmeras necessidades e realidades da área da saúde. A seguir, apontamos as quatro principais modalidades e explicamos sobre cada uma delas.

Teleassistência

O foco da teleassistência é a melhoria da comunicação e o bem-estar do paciente. Para atingir esse objetivo, existe um monitoramento constante da saúde do paciente - que pode ser realizado tanto na residência quanto em um centro de saúde.

Para acompanhar os resultados obtidos por meio de equipamentos tecnológicos, um especialista médico pode se conectar com o profissional (médico ou enfermeiro) que está cuidando do paciente. Dessa maneira, é possível reforçar os cuidados e direcionar certos tipos de tratamentos.

Já os equipamentos tecnológicos conseguem elevar a eficiência da investigação médica. Uma vez que possuem parâmetros clínicos mensurados por meio de indicadores atrelados com a inteligência artificial.

Teleconsulta

Essa modalidade da telemedicina é bem usada pelos médicos para a coleta de uma segunda opinião médica sobre tratamento, medicamentos, procedimentos ou técnicas. Além disso, a teleconsulta pode ser utilizada em interações entre médicos e pacientes.

Uma das vantagens dessa modalidade é a rapidez no atendimento primário de um paciente. Afinal, não é necessário o deslocamento até o centro de saúde ou consultório médico para a consulta ser realizada.

Teleducação

A principal finalidade da teleducação é entregar conhecimento, qualificação e especialização para os profissionais da área da saúde. Por meio de conteúdos bem direcionados, os que atuam no setor são atualizados com novos tratamentos, técnicas, medicamentos ou procedimentos.

Outro benefício obtido com a teleducação é a preparação dos profissionais para situações emergenciais e outros eventos comuns que acontecem na prática médica. Todo esse conhecimento é repassado em programas de reciclagem, aulas, palestras ou cursos transmitidos em videoconferências e plataformas e-learning.

Emissão de laudos à distância

Outro ramo da telemedicina é a emissão de laudos médicos à distância. Funciona assim: o exame médico pode ser feito em qualquer localização geográfica. Logo, especialistas conectados ao sistema avaliam os resultados e dão o seu parecer.

Em seguida, o paciente recebe as informações referentes ao exame por meio de um e-mail, aplicativo ou outro canal online. Entre os grandes benefícios da emissão de laudos à distância, está o acesso aos melhores profissionais médicos - não importa a região que o paciente resida.

Como funciona a telemedicina?

Vale ressaltar que a telemedicina faz parte de um conceito mundial chamado eHealth. Nele, são utilizadas tecnologias da comunicação e informação (TIC) que auxiliam nos processos da saúde. Desse modo, é possível obter uma telemedicina integrada por meio de ferramentas digitais, como o Saúde na Tela.

Essas aplicações e sistemas otimizam as práticas médicas. Visto que permitem a interpretação e emissão de laudos, bem como o monitoramento e a triagem de pacientes. O resultado da eficiência da telemedicina é percebido melhoria do atendimento ao paciente.

A eficiência da telemedicina levou muitos sistemas de saúde (públicos e privados) a utilizarem esse conceito. Nos próximos anos, podemos esperar o desenvolvimento de novas tecnologias e um maior acesso de pacientes à saúde online.

Benefícios da telemedicina: tranquilidade e praticidade para cuidar da sua saúde

São tantos os benefícios do teleatendimento médico, especialidades telemedicina, consulta telemedicina e outras modalidades da saúde online, que foi criada a lei telemedicina pelo Governo Federal. Essa legislação (14.510/2022) não só autoriza o atendimento telemedicina, como também estabelece regras para a prestação desse tipo de serviço médico.

Outro instrumento que reforça a importância da saúde online é a Resolução CFM n 2.314/2022, publicada pelo Conselho Federal de Medicina. Por meio dessa resolução, o uso da telemedicina - suas tecnologias e sistemas - foi regulamentado. Além disso, foram apontadas diretrizes para os cuidados médicos à distância.

Ainda de acordo com esse documento da CFM, a telemedicina consegue prover praticidade, tranquilidade, segurança e qualidade para a assistência médica. Quanto às modalidades aprovadas, citamos:

  • Teleconsulta;
  • Teleinterconsulta
  • Telediagnóstico
  • Teletriagem;
  • Telemonitoramento ou televigilância;
  • Telecirurgia.

Por meio das modadlidades e tecnologias, a telemedicina entrega os seguintes benefícios:

  • Democratização do acesso à saúde;
  • Economia de tempo e recursos financeiros;
  • Suporte médico imediato em casos de emergências;
  • Agilidade na entrega de exames e no atendimento ao paciente;
  • Segurança e construção de um histórico da informações sobre a saúde do paciente;
  • Possibilidade de integrar a comunicação entre médicos especialistas.

Qual é a principal diferença entre telessaúde e telemedicina?

Embora pareçam ter o mesmo sentido, a telessaúde e telemedicina são áreas distintas, mas complementares.

No caso da telessaúde, é um conceito que engloba todos os tipos de serviços, modalidades e dados vindos das várias áreas da medicina remota. Além disso, esse conceito ajuda na promoção das ações (pesquisas, capacitação, treinamento profissional, conferências etc.) por meio de recursos tecnológicos.

Por outro lado, a telemedicina faz parte da telessaúde. No entanto, como dito, o foco da telemedicina é a realização de serviços (monitoramento, emissão de diagnósticos, consultas médicas etc.) de atendimento médico especializado. Sendo assim, não há como dissociar a telessaúde da telemedicina.

Na verdade, essa integração proporciona resultados incríveis. Conforme o estudo “Patient’s Satisfaction with and Preference for Telehealth Visits”, publicado pela National Libray of Medicine, 95% dos pacientes ficaram muito satisfeitos com a união da telessaúde com os serviços médicos especializados prestados de forma online.

SulAmérica telemedicina: veja como receber atendimentos de forma prática e segura!

A SulAmérica disponibiliza os melhores serviços médicos em telemedicina por meio do Saúde na Tela. Os atendimentos estão disponíveis 24 horas, com especialistas médicos que estão prontos para atender os pacientes. Entre os benefícios de utilizar a telemedicina SulAmérica, podemos destacar:

  • Agilidade - não é necessário deslocamentos;
  • Comodidade - o atendimento pode ser realizado na residência do paciente;
  • Qualidade - profissionais especialistas (mais de 50 especialidades disponíveis);
  • Sigilo e segurança - os dados são protegidos e tratados conforme as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Essas e outras vantagens ficam disponíveis no aplicativo SulAmérica Saúde, instalado em um celular. Sendo assim, com apenas alguns cliques, o paciente recebe o melhor tratamento médico a distância disponível na área da saúde.

Quer conhecer mais sobre os serviços de telemedicina da SulAmérica? Então, aproveite para acessar a página do Saúde na Tela. Seja bem-vindo a era da saúde digital!

Voltar