Matérias



Porque sua mente precisa descansar Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Porque sua mente precisa descansar

DescansarPorque sua mente precisa descansar 

Durante o sono, o organismo exerce funções fundamentais para a sobrevivência humana; saiba mais

 

Todo mundo conhece a diferença entre a sensação de acordar com energia e disposição depois de uma noite bem dormida e a sensação de cansaço extremo após uma péssima noite de sono. Embora sejamos conhecedores de ambas as sensações, ainda não valorizamos o sono como deveríamos.

Para entender porquê esse estágio orgânico é importante, imagine que seu corpo é uma fábrica, que trabalha em diferentes turnos. No turno da noite, que ocorre quando você está dormindo, o seu organismo continua em pleno funcionamento, exercendo funções fundamentais para a sobrevivência, como:

 

- Crescimento e reparo de tecidos

- Fortalecimento do sistema imunológico

- Consolidação da memória

- Equilíbrio entre substâncias químicas do cérebro

- Regulação da temperatura corporal

 

Compreendendo o ciclo do sono

O ciclo do sono consiste em duas fases principais: REM, sigla em inglês para rapid eye movement (movimento rápido dos olhos) e NREM, non-rapid eye movement (movimento não-rápido dos olhos). Ambas as fases são importantes para diferentes funções do organismo.

 

O NREM geralmente ocupa entre 75-80% do sono total todas as noites. Muitos dos benefícios para a saúde ocorrem durante essa etapa – como crescimento e reparação dos tecidos; restauração da energia; e liberação de hormônios essenciais para o crescimento e o desenvolvimento.

 

Já o REM geralmente ocupa 20-25% do sono todas as noites. Essa fase, marcada pela ação dos sonhos, é essencial para a mente processar e consolidar emoções e memórias. Também acredita-se que o REM seja vital para a aprendizagem, estimulando regiões cerebrais utilizadas na aprendizagem e no desenvolvimento de novas habilidades.

 

Se os ciclos REM e NREM são interrompidos várias vezes ao longo da noite - devido a problemas como apneia do sono ou insônia - então, perdemos os processos vitais do corpo, o que pode afetar nossa saúde e bem-estar no dia seguinte e em longo prazo.

 

Algumas consequências da privação do sono

Curto prazo:

 

- Irritabilidade

- Dificuldades de concentração e memorização

- Maior probabilidade de acidentes no trânsito

- Aumento do estresse

 

Longo prazo:

- Aumento de peso

- Diabetes e resistência à insulina

- Problemas cardiovasculares

- Depressão e ansiedade

 

Quantas horas precisamos dormir?

 

A quantidade de sono que cada pessoa precisa dormir depende de diversos fatores, incluindo idade. Os bebês, geralmente, requerem cerca de 16 horas de sono por dia, enquanto os adolescentes precisam de cerca de 9 horas, em média.

Para a maioria dos adultos, cerca 7 a 8 horas já são suficientes, embora algumas pessoas possam precisar de apenas 5 horas ou até 10 horas por noite. As mulheres nos primeiros três meses de gravidez, por exemplo, muitas vezes precisam de mais horas de sono do que o habitual.

 

Dicas para dormir melhor

- Mantenha horários regulares para dormir e acordar

- Vá para a cama somente na hora de dormir

- Deixe o seu quarto o mais confortável possível

- Evite mexer no celular e computador antes de dormir

- Não tome bebidas alcoólicas ou à base de cafeína até três horas antes de dormir

- Evite refeições pesadas à noite

- Mantenha uma rotina regular de exercícios físicos

 

Se mesmo praticando as dicas acima, você tem dificuldades para pegar no sono ou manter um sono de qualidade, procure ajuda de um médico clínico geral, que poderá encaminhá-lo para um psiquiátra, neurologista ou especialista em sono.

Voltar