Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Saúde do idoso: como tratar incontinência e infecção urinária Saúde do Idoso

Home > Matérias > Saúde do Idoso > Saúde do idoso: como tratar incontinência e infecção urinária


sulamerica_2020_saude_artigo_icontinencia-urinaria_header

Problemas no trato urinário se tornam mais comuns com o avançar da idade, como mostram os números: no Brasil, 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos apresentam incontinência urinária, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

Apesar de serem problemas comuns, muitas pessoas acabam não consultando o médico por ter vergonha de relatar os sintomas. Porém, a adoção de alguns hábitos preventivos e o tratamento adequado garante uma melhora na qualidade de vida e na saúde física e emocional dos idosos. Saiba mais:


sulamerica_2020_saude_artigo_icontinencia-urinaria_1

A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina. Após os 60 anos, cerca de 30% a 60% das pessoas sofrem com o problema, que é ainda mais comum entre as mulheres. A incontinência urinária pode ser dividida em três tipos, de acordo com os sintomas:



sulamerica_2020_saude_artigo_icontinencia-urinaria_2

sulamerica_2020_saude_artigo_icontinencia-urinaria_3sulamerica_2020_saude_artigo_icontinencia-urinaria_4_1

A infecção do trato urinário (ITU) é causada pela presença de micro-organismos na urina – na grande maioria dos casos, a E.coli, bactéria presente naturalmente no intestino, mas que é prejudicial quando instalada no aparelho urinário.

A infecção urinária atinge pessoas de todas as idades, mas os idosos são mais vulneráveis. Os motivos mais comuns são:


sulamerica_2020_saude_artigo_icontinencia-urinaria_5

Os sintomas mais comuns da infecção urinária são necessidade urgente de urinar com frequência, seguida de uma pequena quantidade de urina a cada micção, assim como ardor ao urinar. Presença de sangue na urina e febre também podem aparecer. Em idosos, estes sinais podem não estar presentes, e a abertura do quadro pode ocorrer com sintomas mais gerais como sonolência, confusão mental e falta de apetite. Por isso, é importante observar mudanças de comportamento e consultar um médico para o diagnóstico.


sulamerica_2020_saude_artigo_icontinencia-urinaria_6

Hábitos como trocar as fraldas regularmente, manter uma boa higiene da região íntima, beber água de forma adequada e não reter urina na bexiga por longos períodos ajudam a prevenir a infecção do trato urinário.

Caso você necessite de mais orientações: os beneficiários da SulAmérica com mais de 65 anos podem contar com o programa Idoso Bem Cuidado ou Envelhecimento Saudável, que dá todo apoio e acompanhamento de saúde especializado para a melhor idade, clique aqui e saiba mais.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Nefrologia 

Sociedade Brasileira de Urologia 






Voltar