Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Saúde da Mulher: conheça a importância da Mamografia Câncer

Home > Matérias > Câncer > Saúde da Mulher: conheça a importância da Mamografia

Saúde da Mulher: a importancia da mamografia
mamografia

A mamografia é um exame de imagem, feito por um médico radiologista, que avalia a saúde das mamas de uma forma geral, permitindo encontrar lesões, cistos e nódulos, como os do câncer de mama. Esta é a principal tecnologia a serviço das mulheres e médicos para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Ministério da Saúde recomenda este exame para mulheres dos 50 até os 69 anos. Se você tem histórico de câncer de mama e ovário na família, avise sempre ao médico da sua predisposição genética e siga as recomendações.

Conheça abaixo algumas dicas que a SulAmérica preparou para você sobre o dia do exame e os possíveis resultados que um exame de mamografia pode oferecer:




No dia do exame:


O procedimento é muito simples e dura apenas alguns minutos. Você ficará em pé, em frente a um aparelho chamado mamógrafo, que fará uma espécie de raio-X das mamas comprimindo-as na vertical e na horizontal.

  • Você não deve usar cremes, perfumes ou desodorante nas regiões próximas para não alterar a captação das imagens.

  • Leve suas mamografias anteriores, assim o médico terá um parâmetro de comparação e poderá avaliar melhor se houve mudanças.



E quais os possíveis resultados de uma mamografia?

Após a realização do seu exame, um radiologista (profissional especializado em monitorar e analisar exames radiológicos) fará o laudo do seu exame e ele será disponibilizado para retirada ou, em alguns casos, o laboratório ou clínica poderá enviar ao seu médico de confiança. Lembrando que é extremamente importante a consulta de retorno, pois o seu médico é quem deverá discutir os resultados com você.

A classificação mais comum para esse tipo de exame é dentro do padrão mundial Breast Imaging Reporting and Data System (BI-RARDS). Esse método é capaz de categorizar as lesões mamárias em diferentes grupos:

●	Categoria 0: a imagem não pode ser vista corretamente, sendo necessário novos exames para comparação de resultados; ●	Categoria 1: seios com aparência simétrica, sem sinal de lesões com potencial cancerígeno ●	Categoria 2: seios com lesões benignas, sem indicativo de câncer. ●	Categoria 3: lesão encontrada, com grande chance de ser benigna. Nesse caso, serão solicitados exames complementares para excluir a possibilidade de câncer. ●	Categoria 4: lesões encontradas com 20 a 35% de chance de serem câncer. Provavelmente, será necessária uma biópsia do tecido suspeito. ●	Categoria 5: anomalia com 95% de chance de ser maligna. A biópsia também será necessária nessas situações.

Para avaliar os pacientes a distância, a SulAmérica lançou o Saúde na Tela, serviço no qual você pode receber prescrição de medicamentos, guia de exames, atestado ou encaminhamento para outras especialidades com comodidade, segurança e agilidade.  Conte com o apoio da SulAmérica para cuidar da sua saúde!




Artigos relacionados

Outubro Rosa: para todas as mulheres uma Saúde Integral
Não Caia em Mitos Sobre o Câncer de Mama

 

Voltar