Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Dicas para Combater a Hipertensão Hipertensão

Home > Matérias > Hipertensão > Dicas para Combater a Hipertensão

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é um desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão nas artérias. Além de provocar uma série de distúrbios no organismo, é uma das principais causadoras de doenças cardíacas.

A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento, evitando complicações no cérebro, nos rins e no coração. Modificações de estilo de vida são de fundamental importância no processo terapêutico e na prevenção da hipertensão.

O tratamento da Hipertensão Arterial sem medicamentos inclui o abandono do tabagismo, redução do uso de álcool, controle do peso, prática de atividade física e alimentação adequada. Estes são alguns fatores de risco que devem ser adequadamente controlados.

Abandono do tabagismo

O risco associado ao tabagismo é proporcional ao número de cigarros fumados. Portanto, os hipertensos que fumam devem ser repetidamente estimulados a abandonar esse hábito.

Redução do consumo de bebidas alcoólicas

A relação entre o alto consumo de bebida alcoólica e a elevação da pressão arterial tem sido relatada em estudos. Recomenda-se limitar a ingestão de bebida alcoólica a menos de 30 ml/dia de etanol para homens e a metade dessa quantidade para mulheres. Pessoas que não conseguem se enquadrar nesses limites de consumo devem abandonar o consumo de bebidas alcoólicas.   

Controle de peso

Estima-se que 20 a 30% da prevalência da hipertensão arterial pode ser explicada pelo excesso de peso. Por isso, a redução de peso e a sua manutenção é o método mais efetivo em diminuir a pressão arterial, sendo o IMC (Índice de Massa Corporal) ideal inferior a 25 kg/m2.

Prática de atividade física regular

Pacientes hipertensos devem fazer atividade física regular, pois, além de diminuir a pressão arterial, o exercício reduz consideravelmente o risco de doenças associadas e facilita o controle do peso. Uma boa dica é incorporar o exercício nas atividades rotineiras como caminhar e subir escadas.

Adoção de hábitos alimentares saudáveis

A dieta desempenha um importante papel no controle da hipertensão arterial. Diminuir a ingestão  de sódio (sal), gordura saturadas, trans e colesterol mostrou ser capaz de reduzir a pressão arterial em indivíduos hipertensos.

Confira abaixo a receita de um molho para salada que substitui o sal e é uma delícia:

Molho para Salada

1/2 litro de vinagre de vinho

1/2 cebola

4 dentes de alho amassados

1/4 noz moscada moída

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 cravo

Misture tudo e guarde em um vidro.

Confira as dicas de alimentação saudável para evitar a hipertensão:

  • Manter o peso corporal adequado
  • Reduzir a quantidade de sal no preparo dos alimentos
  • Retirar o saleiro da mesa
  • Restringir as fontes industrializadas de sal: temperos prontos, sopas de saquinho, embutidos como salsicha, linguiça, salame e mortadela, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote, fast food
  • Limitar ou abolir o uso de bebidas alcoólicas
  • Dar preferência a temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, ao invés de similares industrializados
  • Substituir bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas por frutas in natura
  • Incluir, pelo menos, seis porções de frutas, legumes e verduras na alimentação diária, procurando variar os tipos e cores consumidos durante a semana
  • Optar por alimentos com reduzido teor de gordura e, preferencialmente, do tipo mono ou poliinsaturada, presentes nas fontes de origem vegetal, exceto dendê e coco
  • Manter ingestão adequada de cálcio pelo uso de vegetais de folhas verde-escuras e produtos lácteos, de preferência, desnatados
  • Identificar formas saudáveis e prazerosas de preparo dos alimentos: assados, crus, grelhados, etc.
  • Estabelecer plano alimentar capaz de atender às exigências de uma alimentação saudável, do controle do peso corporal, das preferências pessoais e do poder aquisitivo do indivíduo e sua família

 

FONTE: Cadernos de Atenção Básica nº 15 – Hipertensão Arterial Sistêmica – Ministério da Saúde

Voltar