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As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
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Telemedicina: 5 vantagens da consulta online Estilo de Vida

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Telemedicina: 5 vantagens da consulta onlineA primeira teleconsulta da história foi registrada em 1879, de acordo com a revista científica The Lancet. Um médico de Boston, nos Estados Unidos, ouviu a tosse de um bebê pelo telefone e informou à mãe que o pequeno paciente estava com crupe (doença inflamatória dos tratos respiratórios comum em crianças). Desde então, a telemedicina acompanha a evolução da tecnologia. Atualmente, o atendimento online permite que os profissionais da saúde atendam os pacientes a distância, quase com a mesma proximidade que no consultório. 

Na psicologia, o suporte online já existe sob regulação do Conselho Federal de Psicologia desde 2018. Na Medicina, começou antes, em 2002, com autorização do Conselho Federal de Medicina (CFM) apenas para situações de emergência e emissão de laudos.

Com o surgimento do novo coronavírus, a telemedicina se tornou fundamental e, em abril de 2020, o CFM aprovou o uso da telemedicina de forma mais abrangente. O mesmo sistema de atendimento foi autorizado para as terapias não médicas, entre elas fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e fisioterapia. Assim, profissionais e pacientes podem dar continuidade ao tratamento mesmo durante a pandemia.

5 vantagens do atendimento online 

  • Manutenção do isolamento social

Com o auxílio da telemedicina, o paciente não precisa se deslocar até o consultório, descartando o risco de contaminação pelo coronavírus.

  • Praticidade

O profissional consegue esclarecer boa parte das dúvidas via teleatendimento, assim como fazer a avaliação do resultado de exames, sem que o paciente precise ir até ele.

  • Triagem no início da COVID-19

É possível diagnosticar os sintomas da doença em uma teleconsulta e, assim, o paciente  pode procurar atendimento presencial com antecedência, diminuindo o risco da COVID-19 evoluir para uma forma mais grave. 

  • Segurança para pacientes crônicos

A tecnologia aliada à orientação médica permite monitorar, a distância, sinais clínicos de várias doenças crônicas, como pressão arterial de hipertensos (tensiômetro digital) e glicemia de diabéticos (aparelhos de glicemia capilar). 

  • Continuidade de terapias

Pessoas que já eram acompanhadas, antes da pandemia, por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos não precisaram interromper as sessões. E o atendimento a distância tem ajudado as pessoas a enfrentar quadros de depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático durante o isolamento social, segundo um artigo publicado na revista científica Telemedicine and e-Health.

 Funcionalidades do atendimento virtual

  • Entender seus antecedentes de doenças e história familiar

  • Observar lesões de pele

  • Observar a coloração da sua pele e das suas mucosas

  • Observar como você está caminhando e se tem perda do equilíbrio

  • Observar sua frequência respiratória

  • Orientar a dosagem de seus medicamentos

  • Orientar e prescrever medicamentos

  • Checar os resultados de exames laboratoriais e de imagem e orientar os próximos passos

  • Solicitar exames

  • Pedir que utilize um termômetro e informe a temperatura 

  • Escutar você (médicos, psicólogos e outros terapeutas)

  • Conversar com você (médicos, psicólogos e outros terapeutas)

  • Pedir que você utilize um aparelho para medir a pressão, caso você possua, e orientá-lo quanto à forma correta de uso e saber qual o resultado

  • Pedir que você coloque um oxímetro no dedo, caso você possua, para saber a oxigenação no seu sangue

  • Orientar a forma correta de verbalizar palavras (Fonoaudiologia) e determinados movimentos (Fisioterapia e Terapia Ocupacional)

  • Desenvolver atividades lúdicas e recreacionais com intuito diagnóstico e terapêutico (Psicologia e Terapia Ocupacional)

  • Orientar dietas e dar dicas de receitas saudáveis (Nutricionista)

 

A teleconsulta irá substituir as consultas presenciais?






Vale lembrar que o teleatendimento para algumas situações clínicas não é, necessariamente, menos eficiente que a consulta presencial. Depois do atendimento online, se o médico considerar necessário pode haver a orientação para que o paciente compareça ao consultório para exames complementares. Ainda assim, não deixe dúvidas pendentes: pergunte ao profissional tudo o que deseja saber sobre seu estado de saúde.




SAÚDE NA TELA

Saúde na Tela


Para avaliar os pacientes a distância, a SulAmérica lançou o
Saúde na Tela, serviço por meio do qual você pode receber prescrição de medicamentos, guia de exames, atestado ou encaminhamento para outras especialidades com comodidade, segurança e agilidade. 

Conheça os tipos de atendimento: 

Médico na Tela

Através do App SulAmérica Saúde, os beneficiários têm médicos de 50 especialidades disponíveis, é só clicar no botão “Rede Referenciada”. Os profissionais que realizam teleconsulta são marcados com um ícone em forma de câmera. 

Além disso, médicos de plantão estão disponíveis 24h por dia. É só clicar no botão "Solicitar Atendimento" para falar com um clínico geral ou pediatra e esclarecer dúvidas.

Terapeuta na Tela


Também há a possibilidade de você ser atendido por Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais. Basta buscá-los na seção “Rede Referenciada” com o pedido médico em mãos e agendar sua consulta.

Na data e na hora escolhida, você acessa um link seguro da plataforma da SulAmérica para falar com o profissional. 

Acesse o site Saúde na Tela e saiba mais.


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*Os serviços aqui descritos não poderão ser utilizados em situações de emergência, urgência ou desastres. *O uso dos canais de atendimento estão sujeitos à capacidade técnica e são temporários, podendo ser descontinuados a qualquer momento. *Consulte as regras do serviço, de elegibilidade e quando usar o Saúde na Tela no app SulAmérica. Este material contém informações resumidas que poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Os benefícios aqui descritos não são uma obrigatoriedade contratual e poderão ser descontinuados a exclusivo critério da Sulamérica. Sul América Companhia de Seguro Saúde - CNPJ: 01.685.053/0013-90 e Sul América Serviços de Saúde S.A. - CNPJ: 02.866.602/0001-51. Ouvidoria: 0800 725 3374, horário atendimento 08:30h às 17:30h (tenha em mãos o protocolo de atendimento).


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