Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Coronavírus: como manter a saúde mental e a boa produtividade no home office Epidemias

Home > Matérias > Epidemias > Coronavírus: como manter a saúde mental e a boa produtividade no home office

Home office
A pandemia de coronavírus obrigou as pessoas a mudar suas rotinas da noite para o dia. E dentro dessa mudança entrou um ingrediente a mais: montar um escritório em casa para trabalhar a distância (home office).

Para quem já está acostumado a trabalhar em casa, nem que seja uma vez por semana, certamente foi mais fácil se organizar. Mas para que não tem esse costume, não é nada simples. E para ambos casos, vale lembrar que, além dos compromissos profissionais, as obrigações familiares aumentaram, seja por conta de filhos fora da escola, da atenção extra com familiares idosos ou do cuidado com a casa que eram terceirizados (entre milhares de outras coisas que fazem parte da vida de cada um). Porém, o isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde é uma ótima solução na tentativa de conter a disseminação do coronavírus.

Voltando para o Home Office, que é o tema central deste texto, a grande maioria da população tem dificuldade de abstrair o sofá, a TV e os lanchinhos à mão – e fora de hora- para manter a concentração e produtividade que tinha no ambiente corporativo.

Não bastasse, cresce a ansiedade diante das notícias diárias sobre novos casos da COVID-19 no Brasil e no mundo, além do preocupante cenário econômico. É por isso que a lista de recomendações para um trabalho remoto produtivo inclui você cuidar da saúde mental, levar a sério a disciplina, a organização, além de outras medidas que enumeramos aqui para tentar ajudar nesse (novo) momento.


Coronavírus Organize seu local de trabalho

Escolha um canto tranquilo da casa para colocar o computador e outros acessórios de que precise. Mantenha o local sempre organizado e limpo –se você for do tipo mais desorganizado, tente manter de forma que sempre encontre o que precisar.

Higienize regularmente a bancada de trabalho, as superfícies do computador, do celular e de todos materiais que use com frequência – recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar infecções de qualquer natureza, não só do coronavírus.

Se outra pessoa da família também estiver fazendo home office, procurem trabalhar em locais separados, se possível. Se não for possível, combinem algumas regras, como escolher outro local da casa para fazer calls, por exemplo. Caso você fique no quarto, evite trabalhar na cama: é ruim para a coluna e prejudica sua produtividade. O ideal é sempre mesa e cadeira.

Coronavírus mantenha uma rotina regular


Em casa, é fácil se distrair, por isso é preciso seguir a mesma rotina que tinha no local de trabalho: acordar e dormir no horário habitual, colocar roupa (pois é, tem de tirar o pijama!), organizar a agenda do dia e manter o foco.

Pare para almoçar (não na frente do computador) e encaixe pequenas pausas de descanso durante a jornada.


Coronavírus separe um tempo para o seu bem estar

Estar em isolamento social pode trazer um pouco de angústia, sobretudo para quem mora sozinho, e é preciso alguns dias para se adaptar à nova rotina. Uma maneira de preservar o bem-estar é investir um tempo para relaxar a mente, alongar o corpo ou até fazer uma atividade física mais intensa - medidas fundamentais para uma boa saúde mental.

Retome aquele hobby antigo, anime-se para arrumar aquele armário que faz tempo que está precisando de uma ordem, aproveite os cursos online que diversas instituições estão oferecendo gratuitamente, escolha um bom livro ou filme, etc...

 

Coronavírus: Não deixe a tv ligada o dia todo

O excesso de notícias sobre a pandemia de coronavírus pode gerar ansiedade e pânico. Então não passe o dia com a TV e/ou o rádio ligados, sobretudo enquanto estiver trabalhando. Afinal, é preciso manter o foco!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ver, ler ou ouvir informações atualizadas sobre a COVID-19 apenas duas vezes ao dia e de forma prática, para saber sobre os próximos passos que devem ser tomados em relação à pandemia.

 

Faça reuniões por vídeochamadas

Use ferramentas de chamada de vídeo para fazer reuniões com o time de trabalho, mesmo que seja apenas para repassar as tarefas. A interação virtual somente por mensagem deixa as relações frias e abre espaço para interpretações erradas.

Um artigo do Linkedin sugere que se faça até chamadas que não sejam sobre trabalho, como uma conferência para bater um papo e tomar um café a distância com os colegas.

 

Coronavírus baixe o tédio das crianças

Para quem tem filhos, a adaptação à nova rotina pode ser mais difícil. Explicar a situação e entreter as crianças é fundamental para que elas deixem os pais trabalhar. Não se sinta culpado se em meio à uma videoconferência seu filho quiser aparecer ou lhe interrompa. Todos estão aprendendo a viver nessa rotina e sabem das dificuldades do momento.

Falando em rotina, crie uma para os pequenos também, assim eles entendem “o que vem depois” e não ficam perguntando o tempo todo o que fazer. Painéis visuais com a rotina diária, criada junto com seus filhos, pode ajudar nessa tarefa: deixe claro a hora de acordar, de dormir, de comer, de estudar, de brincar, de ver TV e de jogar games.

Outra dica importante é deixar a casa preparada para que eles tenham autonomia: água, frutas, bolachas e brinquedos ao alcance dos pequenos. Já para quem tem bebês, a tarefa é mais complicada, pois eles demandam muita atenção. Por isso, se possível, conte com alguém para dividir os cuidados e conseguir administrar melhor seu tempo e obrigações.


Coronavírus Termine o expediente no horário certo

Quando trabalham em casa, é comum as pessoas não verem a hora passar. Mas é importante que as atividades sejam encerradas sempre no mesmo horário para sobrar tempo para as questões pessoais e as tarefas domésticas.

A plataforma BOX1824, que pesquisa tendências em consumo e comportamento, recomenda priorizar tarefas urgentes para sobrar tempo para outras funções. Um dia bem organizado costuma ser mais produtivo.

 

Dicas para ajudar no controle da ansiedade

Além das dicas para trabalhar remotamente durante o período de isolamento, é importante também controlar o stress e a ansiedade que o estado de pandemia pode causar. Confira algumas atitudes positivas:


Descanse seu cérebro, durma bem e aproveite o período de distanciamento social para fazer um curso online, assistir a uma série, ler um livro, cozinhar e cuidar de você; •	Além de limitar o acesso a tantas informações, procure sempre fontes confiáveis e não acredite em tudo que recebe pelo whatsapp; •	Faça sua parte, adote as medidas de prevenção e só se preocupe com o que você pode controlar; •	Alimente-se de forma saudável e tente fazer exercícios físicos em casa; •	Não se desespere com um espirro ou uma tosse e tome cuidado com a automedicação; •	O isolamento social pode despertar carência e solidão, por isso fique em contato com seus amigos e familiares por meio de ligações telefônicas e conversas em vídeo. Troque experiências e fale sobre como está se sentindo.


Esperamos que essas dicas sejam úteis para você durante esse período de isolamento social.
E lembre-se: você está vivendo um momento passageiro e tudo voltará ao normal!

 

Artigos relacionados:
Guia do Isolamento Domiciliar
7 passos para acabar com as distrações e ser mais produtivo 

 

Voltar