Matérias



Dor ciática: causas, sintomas e tratamento Doenças Crônicas

Home > Matérias > Doenças Crônicas > Dor ciática: causas, sintomas e tratamento

Bastante frequente e incômoda, a famosa “dor ciática” é uma das reclamações mais comuns nos consultórios ortopédicos. Esse padrão de dor surge na região lombo-sacra, região do nervo ciático (daí o nome dor ciática), que se estende pela face posterior do quadril e desce até o dedo maior do pé. 


O nervo ciático é o maior do organismo. Na forma de um tronco nervoso, suas fibras nervosas emergem entre as duas últimas vértebras lombares e as duas primeiras vértebras sacrais, se estendendo por toda a perna até o pé.


Qualquer distúrbio ao longo do percurso desse tronco pode dar origem à dor ciática. Geralmente é causada por uma hérnia de disco, ou também pode ser por rupturas ou artrites nos discos intervertebrais.






Sintomas

Além da dor que percorre uma das pernas, os sintomas mais comuns da dor ciática são:

  • Adormecimento

  • Queimação

  • Sensação de agulhas perfurando

  • Fraqueza na perna e falta de coordenação

  • Perda de sensibilidade


Diagnóstico

O diagnóstico da dor ciática é feito por avaliação física do ortopedista e confirmado por meio de exames de imagem, como ressonância magnética.

Tratamento

A maior parte dos casos de dor ciática melhora com repouso, administração de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos e sessões de fisioterapia. No entanto, dependendo da origem da dor, poderão ser considerados outros procedimentos, como a cirurgia, principalmente se o problema não melhorar em um período de seis semanas a três meses.

Nos casos de hérnia de disco, a cirurgia tem como objetivo remover a parte herniada do disco que está pressionando a raiz, aliviando a irritação do nervo.


Voltar