Matérias



Tudo o que você precisa saber sobre Hérnia de Disco

Home > Matérias > > Tudo o que você precisa saber sobre Hérnia de Disco

Um dos problemas mais comuns que atingem a coluna, a Hérnia de Disco afeta cerca de cinco milhões de brasileiros atualmente, porém, de acordo com especialistas, apenas uma pequena porcentagem dos casos necessita de cirurgia, os demais costumam ser tratados de forma bem-sucedida com fisioterapia e tratamentos para a dor.

A Hérnia de Disco é caracterizada pelo deslocamento do núcleo gelatinoso de um disco vertebral, causado pelo desgaste excessivo dessas estruturas ou sobrecarga da coluna, o que pode levar à compressão das raízes nervosas.

Em alguns casos, a doença pode ser assintomática, ou seja, não apresenta sintomas, porém em outros, pode gerar dores intensas que, geralmente, irradiam para as pernas ou braços dependendo da região da coluna afetada – as mais comuns são a coluna lombar e cervical.

 

Fatores de risco da Hérnia de Disco

 

- Herança genética

- Envelhecimento

- Sedentarismo

- Realização de trabalhos pesados e sedentários

Sintomas

Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são:

 

- Formigamento com ou sem dor;

- Dor na coluna e na perna (e/ou coxa)

- Dor na coluna e no braço

- Dor somente no braço

- Dor somente na perna ou na coxa;

Diagnóstico

Entre os exames mais comuns que auxiliam no diagnóstico da hérnia de disco estão o raio-X, tomografia e ressonância magnética, que poderão fornecer informações sobre localização e tamanho da lesão no disco.

Tratamento

A maior parte dos casos de hérnia de disco é tratada de forma eficaz com fisioterapia, medicações e tratamentos percutâneos da dor. Apenas uma pequena parcela das pessoas que sofre com essa condição precisa de cirurgia – geralmente quando não se obtém sucesso com as terapias não cirúrgicas.

Atualmente, os procedimentos cirúrgicos para a hérnia de disco são minimamente invasivos e tem como objetivo a remoção da hérnia, descomprimindo as raízes nervosas, que causam dores.

Voltar