Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Câncer de Próstata

Home > Matérias > > Câncer de Próstata

hhgjVocê sabia que no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens atrás apenas do câncer de pele não-melanoma? Para esse ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima o surgimento de cerca de 61 mil novos casos da doença.

Mas, a boa notícia é que com o diagnóstico precoce as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%. Por esse motivo, é importante que todos os homens se conscientizem sobre a doença e, a partir dos 50 anos, realizem os exames de prevenção, ou mais cedo, caso tenham histórico da doença na família. 

O que é o câncer de próstata

O câncer de próstata é resultado do crescimento desordenado de células, sendo considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

 

Além do envelhecimento, outros fatores como herança genética, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool contribuem para o surgimento do tumor na próstata.

 

Sintomas

Na maior parte dos casos, o câncer de próstata evolui de forma silenciosa, sem apresentar sintomas. Apenas em casos mais avançados é que é possível notar alguns dos seguintes sinais: 

  • Necessidade frequente de urinar;

  • Dificuldade em iniciar ou parar a micção;

  • Fluxo urinário fraco, interrompido ou lento;

  • Sangue na urina ou no sêmen;

  • Desconforto (dor ou sensação de queimação) ao urinar ou ejacular;

  • Dor intensa na região lombar, quadris ou coxas;



A prevenção do câncer de próstata só depende de você!

Todos os homens, a partir dos 50 anos, devem fazer um check-up da próstata e realizar os exames preventivos do câncer, constituídos pelo toque retal – exame rápido e indolor, realizado no consultório do médico - e a medição sanguínea do PSA (substância produzida pela próstata).

Combinados, o toque retal e o PSA dão aos médicos um diagnóstico quase absoluto e auxiliam os profissionais a tomarem a conduta de tratamento mais adequada e rapidamente. 

Caso você tenha histórico da doença na família (pai ou irmão), o ideal é realizar os exames preventivos mais cedo, por volta dos 45 anos. Além disso, é importante cultivar hábitos saudáveis de vida, como manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regulares.

 

A saúde é o seu bem mais precioso. Prevenir é sempre melhor!

Voltar