Matérias



Consumo de alimentos ultraprocessados aumenta risco de câncer, diz estudo

Home > Matérias > > Consumo de alimentos ultraprocessados aumenta risco de câncer, diz estudo

Consumo de alimentos ultraprocessados aumenta risco de câncer, diz estudo

 

AlimentosProcessadosCancer Não é nenhuma novidade que os maus hábitos alimentares estão relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer. O consumo de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, bolachas e refrigerantes, por exemplo, já foi associado antes a essa doença e agora voltou a ser alvo de um novo estudo publicado na revista científica British Medical Journal.

 

A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Sorbonne Paris Cité, na França, analisou cautelosamente a dieta alimentar de quase 105 mil pessoas, entre 2009 e 2017. Mais de 3.300 alimentos consumidos pelos participantes foram categorizados pelos pesquisadores de acordo com o grau de processamento.

 

A conclusão encontrada foi que, para cada aumento de 10% na quantidade de comida ultraprocessada consumida, o risco de ter qualquer tipo de câncer se eleva em 12%. Os pesquisadores também descobriram que o elevado consumo de ultraprocessados aumenta em mais 11% o risco de câncer de mama.

 

O que entra na lista dos alimentos que podem colocar a saúde em risco, segundo o estudo:

 

- Pães produzidos e empacotados em série

- Petiscos doces ou salgados embalados, incluindo batatas fritas

- Barras de chocolate e doces

- Refrigerantes e bebidas açucaradas

- Almôndegas, empanados de aves e peixes (nuggets)

- Macarrão e sopas instantâneos

- Comidas congeladas

- Alimentos feitos principalmente ou totalmente de açúcar, óleos e gorduras

 

Segundo os pesquisadores, esses itens contêm quantidades excessivas de sal, açúcar e gorduras que modificam o sabor e estendem a validade dos alimentos. Portanto, ao consumir tais produtos, as pessoas estão ingerindo essas substâncias além do recomendado.

 

Alimentação saudável é a chave para uma vida sem doenças

 

Embora os cientistas afirmem que ainda são necessários mais estudos para entender a fundo a relação dos ultraprocessados com o câncer, é de comum acordo entre a comunidade científica de que o consumo de vegetais e frutas é o caminho para manter a saúde e evitar doenças crônicas.

 

Portanto, procure manter uma alimentação o mais natural possível, que inclua diferentes tipos de vegetais e frutas e menos sal e açúcar. A sua saúde agradece!

Voltar