Iniciativas


Iniciativas focadas em ações de prevenção e promoção à saúde de acordo com a necessidade de cada pessoa.




Futura Mamãe

Sabemos que durante a gestação, um momento único para as mulheres, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. E para apoiar a gestação de nossas seguradas neste momento tão importante, oferecemos a Iniciativa Futura Mamãe, do Programa SulAmérica Saúde Ativa

Objetivo: Orientar a gestante quanto aos cuidados necessários com a alimentação, atividade física, exames preventivos, importância das consultas médicas programadas, relacionamento com o médico ginecologista/obstetra, além dos cuidados após o nascimento do bebê.


Público-alvo: Seguradas com tempo de gestação de até 30 semanas.

Modelo de Cuidado que oferecemos para as mamães:

- Ligações Telefônicas Ativas
- E-mails Enviados conforme régua de interação
- SMS ativo e responsivo
- Visita domiciliar ou contato via web
- Comunicação e acompanhamento via chat
- Palestras e oficinas sobre cuidados com o bebê e amamentação, entre outros.

Qual é a duração? Durante toda a gestação e até o 4º mês de vida do bebê.

Abrangência: Nacional


Mais informações






Coluna Ativa

Objetivo: Auxiliar na redução e controle de complicações relacionadas a problemas de coluna. Melhorar o desfecho clínico, o bem-estar do segurado e evitar a evolução para cirurgia.

Público-alvo: Segurados acima de 18 anos com patologia na coluna vertebral, exceto, condições decorrentes de trauma, tumores e má formações congênitas.

Modelo de Cuidado:
O perfil de cada segurado pode ser classificado em baixa, média e alta complexidade.

  • Baixa e média complexidade acompanhamento por tele monitoramento e visitas domiciliares com fisioterapeuta por 12 meses.
  • Alta complexidade encaminhamento para clínica da rede referenciada, onde será realizado o tratamento com uma equipe de fisioterapia. Este tratamento varia de 2 a 3 meses. Após esse período, serão direcionados para o telemonitoramento, onde serão acompanhados até concluir os 12 meses da iniciativa. A iniciativa oferece o OMT (Orientação Médica Telefônica), um canal receptivo 24 horas, para dar informações e tirar as dúvidas de saúde do segurado.

Qual é a duração? 12 meses

Abrangência:  São Paulo, ABC Paulista, São José dos Campos, Niterói, Rio de Janeiro, Brasília e  Taguatinga


Mais informações






Coluna In Company

Objetivo: Tratar e prevenir lesões na coluna vertebral, bem como orientar sobre cuidados posturais, alongamento e fortalecimento muscular e promover o alívio das dores musculoesqueléticas.

Público-alvo: Segurados acima de 18 anos com dor de coluna, desde que não tenha indicação cirúrgica.

Modelo de Cuidado: É realizado na própria empresa do Segurado. Durante todo o tratamento, utiliza-se a Técnica de Ginástica Holística - Método Ehrenfried, uma forma de trabalho corporal que atua em três níveis: pedagógico, preventivo e terapêutico. Com mais de 800 movimentos diferentes, a prática promove alongamento e alinhamento, ao mesmo tempo em que relaxa e fortalece, devolvendo o bem-estar corporal. Além do acompanhamento presencial, contamos também com um suporte virtual, o Portal da Postura, onde o cliente pode assistir e seguir movimentos específicos orientados para o seu tratamento.

Qual é a duração? Aulas presenciais durante 12 semanas, 1 vez por semana durante 1 hora. 

Abrangência: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná


Mais informações






Oncologia

Objetivo: Oferecer suporte e orientação ao segurado no momento do diagnóstico, durante o tratamento, até a remissão da doença ou indicação de cuidados paliativos; promover conforto emocional e apoio ao paciente e aos familiares, acompanhar a integração da relação médico-paciente, reforçando as condutas do médico e prevenindo as complicações e a descompensação do quadro clínico por meio de orientações, evolução da condição de saúde, cuidados para a prevenção das complicações.

Público-alvo: Segurados com doenças oncológicas, sem limitação de idade.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico realizado por equipe multidisciplinar, atendimento telefônico 24 horas, visitas domiciliares realizadas por uma equipe multidisciplinar quando for necessário.

Qual é a duração? Durante o período do tratamento, até a remissão da doença ou finalização dos cuidados paliativos.

Abrangência: Nacional


Mais informações






Atenção no Alto Risco

Objetivo: Oferecer suporte orientativo aos segurados no pós alta hospitalar, auxiliando a recuperação em seu domicílio com conforto e segurança, evitando reinternações.

Público-alvo: Segurados no pós-alta hospitalar de casos com maior complexidade.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico e visitas domiciliares, realizadas por equipe multidisciplinar, para esclarecer dúvidas sobre curativos, medicações, etc, além de orientações aos familiares sobre a sequência correta de tratamento com segurança para a recuperação e estabilidade do segurado.

Qual é a duração? Três meses.

Abrangência: São Paulo e Grande São Paulo, Litoral Sul de São Paulo e Caraguatatuba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Curitiba, Salvador e Porto Alegre.


Mais informações






ArticulAção

Objetivo: Orientar os Segurados com Artrite Reumatoide, Fibromialgia, Artrite Psoriásica e Espondilite Ancilosante quanto aos sintomas, sinais e cuidados necessários para evitar complicações e manter a qualidade de vida por meio de adesão ao tratamento e mudança do hábito de vida.

Público-alvo: Segurados de 18 a 64 anos com diagnóstico de artrite reumatoide, fibromialgia, artrite psoriásica e espondilite ancilosante.

Modelo de Cuidado: Intervenção: monitoramento realizado por meio de ligações telefônicas, visitas domiciliares ou via web para avaliação e orientação sobre qualidade de vida e autonomia funcional, que abordam temas como: Fidelização ao médico e ao plano de consultas; Uso regular do medicamento; Realização dos exames de controle; Aquisição de hábitos compatíveis ao status clínico, além de materiais de apoio, envio de SMS com dicas de saúde e, para manutenção do cuidado, adotamos um modelo de auto-controle do paciente via telemonitoramento.

Qual é a duração? De acordo com a condição clínica do Segurado.

Abrangência: Nacional.


Mais informações






Envelhecimento Saudável

Objetivo: Promover o envelhecimento saudável, a preservação da autonomia e manutenção da sua capacidade funcional.

Público-alvo: Segurados acima de 65 anos, exceto se as necessidades ultrapassarem os serviços oferecidos na Iniciativa.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico realizado por equipe multidisciplinar, onde é avaliado o estado de saúde por meio de questionários que abordam temas como memória, manutenção da autonomia, importância da integração social, riscos de quedas, estado nutricional, entre outros. Essa avaliação permite que o segurado conheça melhor o seu perfil de saúde e trabalhe nos problemas levantados conforme plano de ação. Se houver necessidade, poderá receber visita domiciliar, a cada seis meses, após avaliação do prestador de serviço.

Qual é a duração? Tempo indeterminado. A permanência na iniciativa dependerá da evolução, necessidade e interesse do Segurado em seguir as recomendações propostas e a frequência dos contatos será estabelecida de acordo com a necessidade.

Abrangência: Nacional.


Mais informações






Doenças Crônicas

Objetivo: Manter o controle clínico das doenças crônicas, reduzir os períodos de instabilidade clínica, consultas no pronto-socorro e  internações.

Público-alvo: Segurados de 18 a 64 anos, portadores de diabetes, cardiopatias ou doenças pulmonares crônicas com sinais de complicação.

Modelo de Cuidado: Monitoramento telefônico realizado por equipe multidisciplinar e visitas domiciliares. As orientações são focadas nos riscos de um hábito de vida inadequados, evolução da doença quando não adequadamente acompanhada, sinais e sintomas de urgência e descontrole da doença. O plano de ação é estabelecido considerando as necessidades de saúde identificadas e são priorizadas de acordo com a condição de saúde apresentada.

Qual é a duração? O tempo de permanência na iniciativa dependerá da evolução, necessidade e interesse do Segurado em seguir as recomendações propostas.

Abrangência: Nacional


Mais informações






Consultor de Bem-Estar

Objetivo: Capacitar os Segurados de forma personalizada a mudar os comportamentos que impactam em sua saúde e bem-estar, reduzindo os riscos a médio e longo prazo.

Público-alvo: Segurados entre 18 e 64 anos que adotam um estilo de vida inadequado e necessitam de orientação para adquirir hábitos saudáveis quanto às áreas: parando de fumar, controle do peso, prevenindo a depressão, controle do estresse, adesão a consultas, adesão a medicamentos, cuidado pessoal, ginástica e exercícios e alimentação saudável.

Modelo de Cuidado: Aconselhamento personalizado realizado pelos Consultores de Bem-Estar (Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Educação Física). O contato é feito de forma ativa e receptiva, por telefone, e-mail ou SMS. Os profissionais dão suporte nas áreas de foco (áreas de risco) e se baseiam no nível de prontidão para mudança comportamental do segurado.

Qual é a duração? Duração estimada de um ano ou de acordo com a evolução do segurado em relação à sua mudança comportamental.

Abrangência: Nacional.


Mais informações