Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Perguntas e respostas sobre o parto humanizado Saúde Ativa

Home > Matérias > Saúde Ativa > Perguntas e respostas sobre o parto humanizado

Perguntas e respostas sobre o parto humanizadomãe e bebe parto humanizado

Parto humanizado tem a ver com respeito e autonomia – não necessariamente com local ou modalidade do parto. Uma cesárea, por exemplo, pode ser humanizada também. O mais importante, na prática, é que todos os envolvidos auxiliem a gestante para que esse seja um momento lembrado com alegria.
Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado no Journal of Affective Disorders, observou que existe uma relação entre depressão pós-parto e situações em que houve intervenções médicas desnecessárias. De acordo com a
pesquisa, mulheres que fizeram má avaliação do atendimento têm até duas vezes mais probabilidade de apresentar sintomas depressivos do que aquelas que tiveram uma boa experiência com sua equipe médica. A seguir, entenda os benefícios de um parto humanizado:


alguns pilares do parto humanizadoacreditar que o parto vaginal é fisiológico e que na maioria das vezes não precisa de qualquer intervenção; saber que a mulher é capaz de conduzir o processo e que ela é a protagonista desse evento; conversar, informar a mulher sobre os procedimentos e pedir sua autorização para realizá-los; garantir e incentivar a presença a todo momento de um acompanhante escolhido pela mulher, para lhe passar segurança e tranquilidade; promover um ambiente acolhedor; respeitar cada mulher na sua individualidade, levando em consideração seus medos e suas necessidades; oferecer à mulher as melhores condições e recursos disponíveis, para que se sinta acolhida e segura nesse momento tão especial; prestar assistência ao parto e nascimento seguindo as evidências científicas e os mais altos padrões de qualidade, de acordo com as Normas Técnicas e recomendações do Ministério da Saúde; Permitir o contato imediato do bebê com a mãe logo ao nascer, e garantir que permaneçam juntos durante todo o período de internação, sempre que possível, garantindo a segurança e saúde dos dois. Abaixo, algumas dúvidas muito frequentes sobre o tema

Parto humanizado é parto normal?

Não. Para que um parto seja humanizado
é preciso que a autonomia da mulher seja
levada em conta e isso independe do tipo
de parto. Tanto um parto vaginal quanto
uma cesárea são possíveis de ocorrer com
atendimento humanizado.

Parto humanizado é parto em casa?

Não. Parto humanizado não
necessariamente diz respeito sobre o lugar
em que ele vai acontecer – mas sim sobre
o atendimento que pessoas gestantes
recebem durante o procedimento.
Partindo dessa premissa, você pode ter
um parto humanizado em casa e também
no hospital.

O parto humanizado é possível em
qualquer situação?

Sim. Mesmo em situações de emergência
é possível humanizar o atendimento de
alguma maneira. Quando compreendemos
que a humanização é uma conduta,
conseguimos aplicá-la a qualquer situação.

Como posso buscar um parto humanizado?

Se informando, procurando profissionais
alinhados com essa conduta e trocando informações
com outras pessoas que já vivenciaram essa
experiência. Você também pode procurar conteúdos
a respeito, assistir a vídeos no YouTube e até mesmo
a documentários que sejam confiáveis e com
fundamentos científicos.


São inúmeros os benefícios de um parto focado na autonomia da gestante. Ao se sentir acolhida e respeitada, o nível de estresse e ansiedade é reduzido – o que torna a experiência mais positiva. Cabe à gestante escolher a posição em que se sente mais confortável para o nascimento do bebê, bem como ter ou não a presença de familiares, fazer uso de anestesia e de técnicas que aliviam a dor. Esse é um momento único em sua vida e por isso você é a protagonista.
plano de parto parto humanizado

Um ótimo recurso para que os desejos da pessoa gestante sejam respeitados é o Plano de Parto. É uma carta, com validade legal, recomendada e reconhecida pelo Ministério da Saúde, em que a pessoa deve expressar seus desejos e os cuidados que quer receber, para si e para o seu filho, no momento do parto e no pós-parto imediato, e entregar à equipe responsável pelo parto. Neste plano, deve-se mencionar suas preferências em relação a situações como:


No entanto, não existe uma regra ou um plano de parto padrão. O ideal é que o plano do parto seja construído durante a gestação, à medida que as dúvidas sejam sanadas e as preferências, escolhidas. A equipe que  lhe atenderá deve receber o plano de parto, lê-lo e, sempre que possível, seguir os desejos. Qualquer ação que precise ser tomada e que fuja do que está descrito no Plano de Parto deve ser informada de forma clara.

Lembre-se: nem sempre os planos vão sair como desejado, a prioridade sempre vai ser a saúde da gestante e do bebê. É importante que a equipe conheça seus desejos e se comunique o tempo todo, à medida que o parto for evoluindo e a família esteja preparada para a mudança de rota, caso seja necessário. Muitas pessoas acabam desenvolvendo até depressão pós-parto, motivadas pela frustração de um parto que não foi como o idealizado. 


Os benefícios também se estendem ao bebê, já que algumas das práticas do parto humanizado servem de estímulo ao parto vaginal e à amamentação, alojamento conjunto (mãe e bebê juntos logo após o nascimento) e corte tardio do cordão umbilical. Todas práticas comprovadamente benéficas à saúde do bebê, como atesta a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Parto Adequado

O Brasil é apontado pela OMS como um dos líderes em cesáreas no mundo.

 

Com o objetivo de diminuir esse índice, o projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto vaginal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar.

Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando-se a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família. A SulAmérica incentiva e apoia este projeto!


Para apoiar a gestação de nossas beneficiárias oferecemos a iniciativa Futura Mamãe, do Programa SulAmérica Saúde Ativa, que dispõe de uma equipe para cuidar, orientar e tirar suas dúvidas durante a gestação até o sexto mês do bebê. Saiba mais clicando aqui.



Artigos Relacionados

Parto adequado: o parto ideal para a sua saúde
Planejamento familiar: entenda o que é e saiba como faze-lo
Médico de Família: conheça a atuação desse profissional





Voltar