Transtorno Obsessivo-Compulsivo: o que é, como identificar e como tratar? Saúde Mental
Home > Matérias > Saúde Mental > Transtorno Obsessivo-Compulsivo: o que é, como identificar e como tratar?
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, também conhecido como TOC, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade e tem como principal característica crises de obsessão e compulsão, marcadas por comportamentos repetitivos. Sem aviso prévio, pensamentos obsessivos invadem a cabeça e ditam o que precisa ser feito: limpar, organizar, conferir ou dispor objetos de maneira simétrica. Realizar esses rituais ajuda a aliviar a ansiedade, mas, ao mesmo tempo, contribui para o agravamento do transtorno.
No Brasil, segundo dados da Pfizer, uma a cada 50 pessoas sofre com a doença e 30% se recusam a passar por tratamento. Outro dado revelador é o fato de que o TOC muitas vezes está associado a outros distúrbios psiquiátricos. A descoberta, feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, aconteceu através de uma vasta pesquisa e contou com a participação de mais de mil portadores da doença. Entre os entrevistados, 68% lidavam com depressão, 63% conviviam com quadros de ansiedade generalizada e 35% foram diagnosticados com fobia social.
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um problema multifatorial, isto é, ele ocorre por uma série de fatores. Cientistas investigam a existência de alterações cerebrais em determinadas áreas que utilizam a serotonina e também consideram fatores psicológicos e histórico familiar.
Seu principal sintoma são os rituais compulsivos. Entre eles, os mais comuns são:
O diagnóstico é realizado por meio de uma avaliação |
Assim como outros distúrbios psiquiátricos, |
Por mais que a palavra TOC tenha se difundido nos |