Obesidade é doença: como combatê-la? Estilo de Vida
Home > Matérias > Estilo de Vida > Obesidade é doença: como combatê-la?
Obesidade é doença:
como combatê-la?
A obesidade, diferentemente do que muita gente pensa, é uma doença metabólica crônica grave, desencadeada por múltiplos fatores, e, apesar de incurável, tem controle e tratamento. Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e pelo índice de massa corporal ou IMC igual ou acima de 30, a obesidade acomete mais de um quarto da população adulta no Brasil, isto é, mais de 40 milhões de pessoas, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é um problema de saúde pública.
Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade aumenta o risco e/ou agravamento de doenças como diabetes tipo II, pressão alta, colesterol alto (dislipidemia), doenças do coração (infarto), derrame (acidente vascular cerebral), apneia do sono, asma e até alguns tipos de câncer. Durante a pandemia, a obesidade foi considerada um fator crítico de agravamento e morte da COVID-19.
Obesidade pode ser prevenida
Apesar de diversos fatores estarem ligados à obesidade – genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos –, hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção e no controle da doença.
Agora, quem já está com sobrepeso ou obesidade precisa fazer tratamento contínuo e ser acompanhado por profissionais capacitados para que o quadro não piore com o passar dos anos.
Como posso me prevenir?
alimentação
Uma alimentação saudável e balanceada, composta por vitaminas, fibras e carboidratos de baixo teor glicêmico e densidade calórica, pode ser uma importante aliada no controle de peso e prevenção da obesidade.
Exercícios
Físicos
Outro poderoso aliado no controle de peso são os exercícios físicos. Além do gasto calórico, os exercícios são capazes de melhorar o estado inflamatório do organismo e de reduzir a massa corporal adiposa.
Valorize
seu sono
Pessoas que dormem menos de sete horas por noite tendem a ter índice de massa corpórea (IMC) superior ao de pessoas que dormem mais, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA.
Cuidar da sua saúde física pode trazer muito mais qualidade de vida e tranquilidade para viver uma Saúde Integral. O tratamento para a obesidade requer dedicação, não só com um plano alimentar que restringe o consumo de calorias, mas também de uma mudança de hábitos que exige a participação ativa do paciente, da família e da equipe de saúde.
Beneficiários SulAmérica têm disponível a rede de Atenção Primária à Saúde, com atendimento multidisciplinar composto por enfermeiros, médicos de família e outros profissionais que conseguirão lhe apoiar ao longo de todo o ciclo de vida e do tratamento.