Resoluções de ano novo para cuidar da Saúde Integral Bem Estar
Home > Matérias > Bem Estar > Resoluções de ano novo para cuidar da Saúde Integral
Um novo ano chegou. E você já pensou nas suas resoluções de ano novo?
Todo começo de ano é assim: novas metas pessoais, novas melhorias e promessas de mudanças. Pensando nisso, nós estamos aqui para te ajudar a definir algumas metas que você pode incluir na sua lista para ter um bom equilíbrio nos seus 3 pilares da Saúde Integral: Saúde Física, Saúde Emocional e Saúde financeira.
Um dos importantes pilares para um bem-estar e qualidade de vida é o da Saúde Física. Cumprí-las pode até ser uma tarefa difícil, porém com foco e determinação, elas acabam entrando na sua rotina e você não vai conseguir viver sem:
É importante saber como está o seu corpo, mantendo assim sua saúde em dia. Por isso, não deixe de realizar uma consulta através da Atenção Primária à Saúde (APS), dessa forma você tem um médico de confiança para fazer um bom acompanhamento da sua saúde.
Seja para perda de peso ou para uma vida mais saudável, a alimentação é uma resolução sempre presente nas listas de ano novo, sendo um fator muito importante para se ter uma boa saúde e bem-estar. Por isso, é importante avaliar os melhores hábitos alimentares para o seu corpo.
A prática de exercícios físicos diários, além de manter o corpinho, gera também muitos benefícios para a saúde, ajudando a: melhorar o funcionamento do organismo, proporcionar mais energia, combater o estresse, melhorar a qualidade de sono e evitar o sedentarismo. Por isso você pode contar com o Gympass, disponível para beneficiários SulAmérica: se você treinar no mínimo 2x por semana durante 6 meses, ainda ganha um cashback no valor do plano básico, para utilizar em mais 6 meses de treino.
Ter uma boa noite de sono é importante para que o organismo possa se recuperar das atividades diárias, repondo suas energias e aumentando a produção de células. Assim você acorda disposto e pronto para começar sua rotina.
O cuidado com a mente muitas vezes é deixado de lado, mas é muito importante para que você consiga lidar com situações do dia a dia, sejam elas estressantes ou não. Por isso fique atento às suas necessidades emocionais, e faça resoluções pensando nela:
Diversos problemas podem ser evitados, ao enxergar os sinais quando estão logo no início. Aprenda a ouvir o seu corpo e a identificar a hora de reduzir o seu ritmo; e não tenha vergonha, converse com alguém que confie, que pode te dar todo o apoio necessário.
Implemente novos hábitos na sua rotina para ajudar a mente a sair do modo automático. Faça algo diferente, para enriquecer o seu dia e exercitar a sua mente, não precisando ser nada fora da sua realidade, mas busque sempre por novidades.
Não é preciso dedicar muito tempo do seu dia para a prática de exercícios simples como: exercícios de respiração, relaxamento progressivo, meditação e yoga. Eles ajudam a recarregar suas baterias, e a se conectar consigo mesmo, sendo bons exercícios para a mente e o corpo.
Não é só em casos de problemas e dificuldades que devemos fazer terapia. Ela serve também como um guia para o seu dia a dia, te ajudando a viver melhor, e a enfrentar tomadas de decisões difíceis. Por isso, não deixe de procurar um psicólogo que goste, para fazer um acompanhamento. Caso sua rotina for muito corrida, você também pode optar pelo Psicólogo na Tela, dessa forma, as consultas são feitas da sua casa através do celular ou computador.
Muitos se vestem de amarelo como superstição para atrair dinheiro no ano que chega, esperando ganhar na mega sena e zerar suas dívidas, porém esquecem de realmente administrar suas finanças e fazer um bom planejamento financeiro. Por isso aqui vão algumas dicas para você conseguir organizar essa parte da sua saúde:
Quanto você recebe por mês? Quais seus gastos fixos? O que é supérfluo? O que é necessário? Quanto você pode economizar? São todas as perguntas necessárias para que você mantenha uma organização do seu dinheiro para quitar suas dívidas e poder investir, tendo assim uma boa administração das suas finanças
Depois de avaliar seus gastos e o quanto de dinheiro consegue guardar, você deve entender e definir os objetivos que quer alcançar. Se você busca se aposentar mais cedo, fazer uma viagem, comprar uma casa ou automóvel: esses são alguns objetivos pensados a curto ou longo prazo que devem definir o valor dos seus investimentos.
Após completar todos os itens acima, você com certeza estará preparado para investir. No entanto, é importante lembrar que essas atividades devem ser avaliadas periodicamente, porque o mercado muda, novas oportunidades se abrem e você também pode repensar todo o seu plano de acordo com as suas condições. Para isso você pode contar com a SulAmérica Investimentos para ajudar a se organizar e investir.
Depois de ver todas essas ideias para incluir nas suas resoluções de ano novo e pensar em um futuro com um bom equilíbrio da sua Saúde Integral, tá esperando o que? Vai incluir algum?