Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Dietas da moda? Saiba como elas podem impactar sua saúde Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Dietas da moda? Saiba como elas podem impactar sua saúde

 Dietas da moda? Saiba como elas podem impactar sua saúde

Dukan, Mediterrânea, Paleolítica, Sirtfood, Cetogênica, Low Carb... Sim, estamos falando de dietas. Seguidas por uns, desacreditadas por outros, as dietas são um fenômeno na internet. As opções, assim como as orientações, são vastas: comer a cada 3h, trocar alimentos sólidos por líquidos, reduzir o consumo de carboidratos, comer apenas o que vem da terra. Mas será que essas dietas de fato compreendem as necessidades do corpo?

Dieta que tem como base principal a redução ou corte de carboidratos, cereais, tubérculos, frutas e doces. Como os carboidratos são nossa principal fonte de energia, eliminá-los sem o devido acompanhamento médico pode provocar reações no organismo.

Riscos e consequências: cansaço físico e mental; indisposição; esquecimento; deficiência de vitaminas; tremores; dores no corpo; enfraquecimento do sistema imunológico e viroses.

Dieta Dunkan

A dieta Dukan foca na redução de carboidratos e em contrapartida aumenta a ingestão de proteínas e alimentos ricos em lipídios. Como a maioria das dietas restritivas, ela não contempla manutenção de peso e por isso pode levar ao efeito sanfona.

Riscos e consequências: deficiência de minerais (ferro, magnésio, cobre); doenças cardiovasculares; aumento da produção de amônia e ureia; osteoporose; constipação; problemas no fígado e rins.

Jejum intermitente

O princípio do jejum intermitente é passar longas horas sem comer, podendo chegar a 36 horas. Quando acontecem, as refeições devem ser nutritivas e equilibradas.

Riscos e consequências: dor de cabeça; tontura; problemas de memória e de concentração; ansiedade e irritação.

Se você tem como meta o emagrecimento, saiba que é possível fazer isso de maneira saudável e segura. Procure um profissional para planejar suas refeições e aposte em alimentos variados e saudáveis, fazendo escolhas moderadas e equilibradas. Lembre-se de que a restrição de qualquer grupo alimentar pode não ser a melhor alternativa. Se puder, concilie com uma rotina de exercícios, e o resultado virá ainda mais rápido. Além de ajudar no controle de peso, os exercícios proporcionam benefícios, como prevenção e controle de algumas doenças, entre elas diabetes e hipertensão. Tudo isso, claro, sem esquecer de ingerir bastante água.

Antes de iniciar uma dieta, recomendamos que: Converse com um médico ou nutricionista. Busque profissionais capacitados que façam uma avaliação completa do seu perfil físico e mental. Se necessário, exames podem ser solicitados; Concilie essa nova fase alimentar com a prática de atividade física; Desconfie de soluções milagrosas. Um emagrecimento saudável não costuma ocorrer de imediato, mas sim quando conciliado a novos hábitos; Confira se a dieta contempla a manutenção de peso a longo prazo; Evite dietas que recomendam a não ingestão dos nutrientes de que você precisa; Livre-se das propostas restritivas que não se encaixam na sua rotina e dinâmica de vida.

Transtornos alimentares estão intimamente ligados à saúde mental. As redes sociais podem potencializar esses distúrbios quando utilizadas para fortalecer a busca por um modelo de beleza inatingível.

Essa meta inalcançável é reforçada pelo uso de filtros no Instagram e pela divulgação de dietas por pessoas que não são profissionais da área. Alguns dos distúrbios alimentares mais comuns são a Anorexia, a Bulimia, a Compulsão Alimentar, a Vigorexia e a Ortorexia.

Você pode agendar diretamente com os profissionais da especialidade Medicina de Família e Comunidade na Rede Referenciada do Aplicativo SulAmérica Saúde ou clicar aqui e demonstrar o seu interesse em passar em consulta com uma equipe de Atenção Primária, que entraremos em contato.





Voltar