Adote Estratégias para Aliviar a Ansiedade Saúde Mental
Home > Matérias > Saúde Mental > Adote Estratégias para Aliviar a Ansiedade

ADOTE ESTRATÉGIAS PARA ALIVIAR A ANSIEDADE
Entre os problemas que afetam a nossa saúde mental, a ansiedade é a mais comum, e agora, com o isolamento social obrigatório, está ainda mais recorrente, especialmente em quem já apresentava quadros anteriores. As crises de ansiedade são desencadeadas por sentimentos como medo, preocupação e angústia em excesso. O nosso corpo, então, fica em estado de alerta, como se algo ruim estivesse prestes a acontecer; e os sintomas não são nada agradáveis: falta de ar, taquicardia, tensão muscular e até tremores. Mas, na medida do possível, você pode tentar administrar suas emoções para amenizar e até reduzir a frequência dos sintomas ansiosos no dia a dia. Saiba quais estratégias adotar para isso.

TIRE UM TEMPO PARA VOCÊ
Sempre que perceber qualquer sinal de ansiedade, dê uma pausa no que estiver fazendo e procure se distrair com algo prazeroso – de preferência, longe da televisão, das redes sociais ou de outras fontes de notícias que possam agravar a tensão. Pode ser qualquer coisa considerada relaxante, desde um banho até o preparo de uma comida (cozinhar pode funcionar como uma terapia). Mudar o foco por alguns minutos do trabalho ou de qualquer tarefa estressante ajuda você a esvaziar a mente e, então, voltar à realidade com mais calma.

CONVERSE COM ALGUÉM QUERIDO
A quarentena mantém as pessoas longe fisicamente, mas você pode (e deve) fazer chamadas de vídeo (ferramenta que está sendo bastante usada durante a pandemia) com os amigos e as pessoas da família. Se estiver ansioso(a), escolha alguém de confiança ou procure auxílio psicológico remoto para falar sobre seus sentimentos. Divida seus medos, angústias e situações que geram ansiedade. Você pode encontrar conforto, acolhimento e até identificação, até porque muitas pessoas estão vivenciando as mesmas emoções neste período.
PRATIQUE MINDFULNESS
O nome é complicado, mas a prática é simples. Trata-se de um tipo de meditação que propõe atenção plena no momento presente. Reconhecido pelo Ministério da Saúde, a técnica acalma a mente e, com isso, permite ao praticante sair do processo ansioso. Existem vários exercícios de mindfulness que podem ser aplicados em uma crise de ansiedade:

O mindfulness pode ser praticado diariamente, com meditações guiadas, e aplicado aos poucos em atividades cotidianas, como comer, dirigir e caminhar (até mesmo dentro de casa). Estudos da American Psychological Association levantaram alguns benefícios comportamentais proporcionados pelo estado de atenção plena:
Redução do estresse e de pensamentos negativos
Aumento do foco
Fortalecimento da memória
Melhor controle das emoções
FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO
Além de controlar os hormônios da ansiedade (adrenalina e cortisol), a atividade física estimula a produção dos hormônios do bem-estar (endorfina e serotonina). Qualquer modalidade que coloca o corpo em movimento promove esses efeitos positivos, desde uma aula de exercícios aeróbicos até uma simples caminhada, de acordo com o Ministério da Saúde. Ao focar no corpo para a execução correta dos movimentos, você também dá uma pausa nos pensamentos ansiosos, especialmente em práticas como o yoga, que alia posturas corporais ao controle da respiração e proporciona calma e clareza mental.
Se a ansiedade apertar, os beneficiários SulAmérica contam com o Única Mente, iniciativa pensada para prevenir, diagnosticar e tratar algumas doenças da mente que atingem a vida moderna, e também com o Psicólogo na Tela, que oferece o serviço de psicoterapia por vídeo. Procure apoio profissional sempre que não conseguir controlar suas emoções.
Artigos relacionados:
Coronavírus: mantenha sua saúde mental a salvo
Controle do estresse: dicas fáceis e comprovadas
