Autismo: Conheça o método de Terapia ABA Saúde da Criança
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O Transtorno do Espectro Austista(TEA) se caracteriza por um grupo de alterações do desenvolvimento cerebral. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.
Embora todos os portadores de TEA apresentem dificuldades em comum, eles são afetados com intensidades diferentes.
Desta forma as diferenças podem ser observadas desde o nascimento ou se tornarem mais marcantes durante o desenvolvimento da criança. Pode ou não haver associação com deficiência intelectual, dificuldade de coordenação motora e de atenção.
As dificuldades destas pessoas vão de questões de aprendizagem escolar até questões do dia a dia, como tomar banho ou preparar a refeição.
Algumas poderão levar uma vida bem próxima do habitual, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.
Estas pessoas podem apresentar alguma forma de sensibilidade sensorial, seja visão, audição, olfato, tato e paladar, o que pode gerar intolerância a determinados sons, cores, cheiros, texturas ou sabores.
Algumas podem balançar, rodar ou agitar as mãos para lidar com o stress ou ainda, para demonstrar alegria..
A Terapia ABA, conhecida como análise aplicada do comportamento, do Inglês Analysis Behavior Applied é um dos modelos de terapia mais populares e eficazes no tratamento do autismo.
Esse método é estudado desde a década 1960, e parte de dois princípios: aprendizagem e comportamento. Envolve a família, a escola e os terapeutas no processo.
Deve ser iniciado o mais precocemente possível e sua duração costuma ser de pelo menos dois anos, a depender da aquisição de capacidades da criança.
A seguir, um dos exemplos de como o método ABA é aplicado na prática.
Antecedente, comportamento e consequência
Uma das partes mais importantes da aplicação do ABA é entender os antecedentes, ou seja, acontecimentos que costumam preceder os comportamentos; assim como as consequências, basicamente o que ocorre depois do comportamento.
Associada ao ABA muitas vezes são utilizados outros métodos, como PECS, TEACCH, Integração Sensorial, sobre os quais falaremos em outra oportunidade
O Método DENVER deriva da terapia ABA, com algumas diferenciações, adaptadas para crianças menores que 3 anos.
A terapia ABA consiste em observar os seguintes passos:
ANTECEDENTE: pode ser algo verbal, um comando ou pedido, vindo de outra pessoa ou de um estímulo do próprio autista. Mas também pode ser algo relacionado aos aspectos físicos e sensoriais. Talvez seja o contato com algum objeto, uma luminosidade incômoda no ambiente ou mesmo um som.
COMPORTAMENTO: as respostas de comportamentos são diversas, podem ser verbais ou não verbais, por exemplo, fechar uma porta após uma rajada de vento ou pedir para que alguém a feche.
CONSEQUÊNCIA: eventos que sucedem o comportamento, por exemplo, depois que uma pessoa diz estar com sede e consequentemente recebe um copo de água, nesta fase da relação comportamento-ambiente entra em ação a exploração do reforço positivo.
Veja um exemplo prático de uma versão negativa:
ANTECEDENTE: o pai diz que é hora de guardar os brinquedos e organizar o local
COMPORTAMENTO: a criança responde “não quero guardar”
CONSEQUÊNCIA: o pai junta os brinquedos sozinho e diz que a brincadeira está encerrada
COMPORTAMENTO: a criança fica chorosa e o pai frustrado por não ser obedecido
Agora, uma versão positiva com práticas do ABA aplicadas:
ANTECEDENTE: o pai diz que é hora de guardar os brinquedos e organizar o local
COMPORTAMENTO: a criança responde um “não”
CONSEQUÊNCIA: o pai vai até a criança e diz: “fazemos assim: eu brinco com você por mais 10 minutos e juntos guardamos os brinquedos e te coloco para dormir”. (uma consequência que servirá de antecedente para novos comportamentos da criança. Nosso comportamento é um processo)
COMPORTAMENTO: a criança diz “combinado”.
CONSEQUÊNCIA: Pai brinca por 10 minutos com o filho
Após 10 minutos:
ANTECEDENTE: o pai diz “está na hora de guardamos os brinquedos”
COMPORTAMENTO: criança insiste em brincar mais
CONSEQUÊNCIA: Pai diz: “combinamos que seriam mais 10 minutos, nós dois temos que cumprir nossos combinados, para poder brincar assim em outros dias, também”
COMPORTAMENTO: criança concorda e juntos eles guardam os brinquedos.
CONSEQUÊNCIA: Pai leva filho para cama (criança se sente bem por ter a atenção e cuidado, pai se sente bem por ter conseguido estabelecer limites sem brigas e ressentimentos)