Autismo: Apraxia de Fala em portadores de TEA Saúde da Criança
Home > Matérias > Saúde da Criança > Autismo: Apraxia de Fala em portadores de TEA

A Apraxia da fala é um distúrbio motor neurológico, que se manifesta pela dificuldade ou pela incapacidade de planejar e programar a sequência rápida de movimentos envolvidos na produção da fala. A apraxia pode ser pura, ou pode estar associada a outras condições tais como autismo e síndromes genéticas. Deve ser observado que uma condição não elimina a outra: crianças com autismo podem ter ou não apraxia de fala, e vice-versa.
A criança com apraxia tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos ou gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para produzir sons e formar sílabas, palavras e frases.
Nos portadores de TEA há um atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala – o que pode estar relacionado a dificuldade de comunicação e compreensão do meio que os cerca ou ainda pela presença de dispraxia - condição na qual o cérebro tem dificuldade para planejar e coordenar os movimentos do corpo, levando a criança a não conseguir manter o equilíbrio, a postura e, algumas vezes, até ter dificuldade para falar.
Nem toda criança com dificuldade no desenvolvimento da fala tem apraxia.
