Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Saiba como evitar a transmissão de gripe ou COVID utilizando a máscara correta Epidemias

Home > Matérias > Epidemias > Saiba como evitar a transmissão de gripe ou COVID utilizando a máscara correta

Saiba como evitar a transmissão
de gripe ou COVID utilzando
a máscara correta
Saiba como evitar a transmissão de gripe ou COVID utilizando a máscara correta

Se, no final de 2021, alguns estados brasileiros ensaiaram revogar a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos após o avanço da vacinação, 2022 começa com uma importante lição: o uso de máscaras continua a ser uma medida necessária e indispensável para o controle da pandemia. E hoje, depois de novas pesquisas, já sabemos mais detalhes sobre como as máscaras atuam na proteção ao Covid.

Diante da variante ômicron, muito mais transmissível,
e de uma epidemia de influenza A H3N2, máscaras do tipo
PFF2 (equivalente a N95, Kn95 e P2) oferecem quase 100%
de proteção, como mostra um estudo conduzido
pelo
Instituto Max Planck, da Alemanha.

    Máscaras tipo PFF2 → 100% de proteção contra a Covid-19
A pesquisa também revela que, se uma pessoa infectada pelo coronavírus tiver contato com uma pessoa saudável em um espaço fechado – ainda que com uma distância pequena e após 20 minutos –, o risco de contágio é de apenas 0,1% caso ambas estejam usando máscaras PFF2 bem vedadas. Caso a máscara não esteja bem encaixada, o risco de infecção aumenta cerca de 4%.

pessoa infectada com pff2O estudo, publicado na revista científica PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, concluiu que as máscaras PFF2 protegem 75 vezes mais que as máscaras cirúrgicas. Estas últimas, no entanto, reduzem o risco de infecção para no máximo 10% se estiverem bem ajustadas ao rosto. O ideal é buscar por modelos que possuem um elástico atrás da cabeça, o que garante maior vedação.

Máscara cirúrgica bem ajustada
Tipos de máscara x Proteção contra a ômicron
Falamos anteriormente sobre diferente tipos de máscara e seu grau de proteção contra
a Covid, mas é sempre importante lembrar:

Máscara de pano, tricô ou rendaMáscara de pano, tricô ou renda

Não protegem contra a ômicron ou qualquer variante. Como não passam por nenhum padrão de saúde – diferentemente do que ocorre com as máscaras PFF2 – não possuem camadas suficientes de proteção e de filtragem.

Máscara PFF2Máscara PFF2

A sigla PFF significa “peça facial filtrante” e seu modelo conta com 3 camadas: externa, onde fica retido o material particulado; a do meio, feita com fibra sintética estrutural com camada filtrante; e camada interna, que ficará em contato com a face e pode ser composta de vários polímeros: polipropileno, poliéster ou polietileno. Devido ao seu alto poder de filtragem, as PFF2 são as mais indicadas contra a ômicron e oferecem proteção em ambientes fechados, como no transporte público.

Máscara cirúrgica

Apesar de serem feitas com o mesmo material da PFF2 e terem alto poder de filtragem, há falhas na vedação e isso pode ocasionar a entrada do vírus.

Vale lembrar que a eficácia das máscaras só ocorre quando as usamos de maneira adequada, isto é, cobrindo totalmente o nariz e a boca. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos fez uma estimativa de que a infecção entre duas pessoas sem máscara pode ocorrer em até 15 minutos com a variante ômicron.

Como se proteger em situações de alta exposição ao vírus?

Caso você tenha sintomas atribuídos à gripe ou a Covid-19, recomendamos que, se possível, permaneça em casa e opte pelo serviço de Orientação Médica Telefônica, no qual você pode receber orientações seguras sobre sua saúde. Se for necessário deixar o isolamento para realização de exames, recomendamos o uso da PFF2 bem ajustada ao rosto para evitar o contágio de outras pessoas.


Artigos Relacionados

Cuidando da gripe ou Covid-19 em casa
Entenda as diferenças entre a Gripe e a COVID-19

Vacinas: a melhor proteção contra a gripe e a Covid-19
Isolamento: novas recomendações para se proteger
Síndrome Pós-COVID: Você sabe identificar?



Voltar