Isolamento: novas recomendações para se proteger Epidemias
Home > Matérias > Epidemias > Isolamento: novas recomendações para se proteger
A pandemia ainda não acabou, e com o novo surto de Influenza e Covid-19, precisamos continuar atentos. Já sabemos que vacina e máscara são essenciais para nossa proteção, mas e o isolamento? Como fica nesse cenário?
Com o aumento de casos, recursos como kits de teste para Covid-19 estão escassos. Nesse cenário, nem sempre é possível obter a confirmação se a infecção está ativa ou não, por isso é importante que cada um seja responsável por evitar a propagação da doença.
É aí que entra o isolamento. Em casos sintomáticos e de pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas, é preciso evitar o contato social. As novas diretrizes para o isolamento são as seguintes:
Caso você tenha algum sintoma:
O indicado é se isolar por 7 dias a partir da data dos primeiros sintomas
Se ao final do isolamento você ainda apresentar febre ou sintomas respiratórios, se mantenha isolado até o 10º dia
Só termine o isolamento se você não teve nenhum sintoma respiratório ou febre nas últimas 24 horas e não estiver utilizando mais nenhuma medicação, principalmente para febre
Se você está assintomático mas teve contato com pessoas com síndrome gripal:
O ideal é reforçar a prevenção. Continue com o uso de máscaras como a PFF2/N95 ou máscaras cirúrgicas
Evite locais fechados, aglomerações e espaços onde você precise ficar sem máscara, como restaurantes e bares
Se possível, trabalhe remotamente e pratique o isolamento por 10 dias
Atenção:
Com o surto de gripe por aí, algumas pessoas podem vivenciar uma dupla infecção de Covid-19 e Influenza (chamada Flurona). Nesses casos, onde os sintomas podem se estender por mais de 10 dias, lembre-se de só sair do isolamento se não sentir nenhum sintoma nas últimas 24 horas. Mas atenção: essa dica só vale para sintomas leves. Em casos de febre persistente ou agravamento dos sintomas, um médico deve ser procurado.
Vai começar o isolamento? Então, é hora de ter alguns cuidados extras, afinal a transmissão do vírus pode acontecer por diversos meios. Mas não se preocupe, seguindo os passos abaixo, você e sua família devem ficar protegidos:
Se você mora com familiares ou amigos, continue utilizando máscaras mesmo dentro de casa
Se isole em um cômodo da casa usado apenas por você, e mantenha a porta fechada mas deixe a janela aberta, para o ar circular no ambiente
Mantenha um cesto de lixo com saco plástico perto de você para resíduos que possam transmitir a doença, como lenços ou papel higiênico umedecidos com secreções nasais
Separe objetos pessoais de uso diário, como pratos e talheres, copos, toalhas, entre outros