Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Entenda porque jovens estão com hipertensão arterial Doenças Crônicas

Home > Matérias > Doenças Crônicas > Entenda porque jovens estão com hipertensão arterial

Entenda porque jovens estão com hipertensão arterial

Se você é do time que acha que hipertensão está relacionado com a idade e o envelhecimento do organismo, está enganado. A hipertensão entre jovens tem sido algo cada vez mais comum.

De fato, em ambos os sexos, a frequência desta condição de saúde aumenta com o envelhecimento, na faixa etária de 65 anos, alcançando pelo menos 60% da população nesta idade. Contudo, o que sabemos é que vem sendo observado um aumento de casos em uma faixa etária preocupante:


20 a 44 anos de idade E você sabe por quê? A hipótese são os hábitos de vida


Os hábitos que podem influenciar essa condição de saúde em jovens são a obesidade e os hábitos de vida inadequados, como a ingestão excessiva de sódio, tabagismo e sedentarismo.

pelo menos 30% dos brasileiros são hipertensos

Há também a hipertensão secundária, que surge por conta de outros fatores de saúde, como histórico familiar, genética, ou condições específicas que atingem a circulação do sangue como estenose de artéria renal, hiperaldosteronimo, feocromocitoma.

O leque de possibilidades é estudado pela literatura científica. Há pesquisas que apontam que até mesmo a privação do sono e o estresse podem ser fatores que podem potencializar um quadro de hipertensão arterial.

Você sabe o que é hipertensão?


A hipertensão arterial é o aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. A hipertensão arterial submete o coração a maiores esforços, e consequentemente, afeta os vasos sanguíneos e diferentes órgãos como cérebro, olhos e rins.

Qual a diferença entre a hipertensão em diferentes faixas etárias?

Como ela pode afetar sua saúde?

Quando não controlada, a hipertensão pode alterar a sua qualidade de vida. Quanto mais tempo o organismo sofre com as cargas de pressão no corpo humano, maior a chance de causar alterações no funcionamento dos órgãos e até mesmo situações como alterações da visão, do funcionamento do rim , ocorrência de infarto do miocárdio, AVC (acidente vascular cerebral), entre outras complicações.

Ainda nos jovens,a hipertensão também pode impactar o cérebro e a função cognitiva, de acordo com estudo divulgado pela Associação Americana do Coração.

Adultos jovens (20 a 40 anos) com pressão alta apresentaram maior número de alterações cerebrais na meia-idade (idade média de 55 anos) o que pode aumentar o risco de declínio cognitivo mais tarde na vida ou ao longo do tempo.

Como fazer a lição de casa e prevenir a hipertensão

O primeiro passo é conhecer o seu corpo e entender os limites que ele pode ir. O histórico de doenças, o check up de rotina e a visita ao seu profissional de saúde de confiança não são o suficiente.

é necessário praticar saúde integral todos os dias: mantenha uma alimentação saudável, evitando o consumo de alimentos industrializados, busque uma atividade física que te traga prazer e faça com regularidade, controle o nível de estresse e busque priorizar sua saúde emocional

Voltar