Um fim de ano diferente: alternativas para a celebração das festas durante a pandemia Bem Estar
Home > Matérias > Bem Estar > Um fim de ano diferente: alternativas para a celebração das festas durante a pandemia
Com o número de infecções de COVID-19 aumentando no Brasil e no mundo e os leitos de hospitais cada vez mais escassos, as festas de fim de ano terão que ser adaptadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a “aposta mais segura” será: não realizar reuniões familiares neste Natal e Ano-Novo para impedir a disseminação do coronavírus. A organização ressalta que, apesar de ser um momento em que todos querem estar junto dos entes queridos, é preciso pensar na possibilidade de transmitir o vírus para amigos e familiares que têm mais chances de desenvolver uma forma severa da doença.
Para a segurança de todos, as festas de fim de ano terão cara nova em 2020. Grandes reuniões darão espaço a pequenas festas, realizadas apenas entre as pessoas que vivem sob o mesmo teto. Ainda assim, é possível confraternizar sem necessariamente estar perto fisicamente dos amigos e familiares. Abaixo, reunimos algumas sugestões de como adaptar as festas de fim de ano em 2020.
As chamadas de vídeo foram a solução para ficar um pouco mais próximo dos entes queridos durante o confinamento. Nas festas de fim de ano, elas também podem ser usadas como solução para se encontrar com amigos e familiares sem sair de casa. No Natal, separe um cantinho na mesa para o celular, tablet ou computador e marque um horário com a família para que todos possam cear juntos. Outra possibilidade é marcar uma ligação de vídeo na hora de abrir os presentes.
Fazer o Papai Noel e deixar os presentes na porta da casa dos amigos e familiares é uma maneira de compartilhar a data com os entes queridos em segurança. Para aqueles que não podem fazer os trajetos, fazer as compras online e mandar entregar os presentes é uma opção prática e segura — existe até a possibilidade de embalar para presente e mandar um cartão junto.
Algumas associações e instituições estão programando eventos de entrega de comida e presentes no Natal de maneira segura, com distanciamento e medidas de higiene. Ser voluntário e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade é uma maneira de transformar o Natal de 2020 em uma data especial, marcada pela solidariedade.
As entregas em casa têm sido essenciais para manter o isolamento durante a pandemia. Mas serviços de entregas como os correios vêm sendo usados há muitos anos para manter as pessoas mais próximas umas das outras. Enviar cartas e cartões para os entes queridos é um jeito diferente de comemorar as festas de fim de ano, que pode surpreender e alegrar aqueles que estão longe.
Para quem não está animado com as confraternizações em pequeno número com os membros da própria casa, ou mesmo para quem vive sozinho, programar atividades online ou na TV pode trazer aquele toque especial às datas comemorativas. Lives e festas online são uma alternativa para quem gosta de dançar. Escolher um show ou filme de que gosta muito pode dar uma expectativa positiva para a noite. Jogos online, que podem mesmo ser jogados com amigos e familiares, ajudam a divertir a distância. Missas serão transmitidas pela TV e internet, sendo uma opção para quem costumava frequentá-las no Natal ou Ano-Novo.
Para quem faz questão de ver pessoas que vivem em outros lares, medidas preventivas ajudam a diminuir o risco de transmissão do coronavírus. Se isolar completamente 14 dias antes do encontro e 14 dias depois é uma maneira de diminuir as chances de contágio. Encontros ao ar livre, em lugares bem ventilados, usando máscara e mantendo a distância entre as pessoas também são mais seguros. Porém, essas medidas não impedem completamente a transmissão de Sars-CoV-2, devendo ser evitadas caso uma das pessoas esteja no grupo de risco. “Existem maneiras de reduzir o risco, mas não existe risco zero nesta situação, infelizmente”, esclarece a OMS.