Dermatite: o que é, como diagnosticar e como tratar? Doenças Comuns
Home > Matérias > Doenças Comuns > Dermatite: o que é, como diagnosticar e como tratar?
O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.
A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade
ContinuarMatérias
Home > Matérias > Doenças Comuns > Dermatite: o que é, como diagnosticar e como tratar?

É uma doença genética, crônica, não contagiosa e bastante comum entre brasileiros:
A alergia pode ser controlada com o uso de cremes e pomadas à base de corticoide. Ao longo do tratamento é importante manter a pele hidratada.
Atinge principalmente o couro cabeludo e regiões mais oleosas da pele, como os cantinhos do nariz, sobrancelhas, face, pálpebras e peito.
Deve sempre ser avaliado por um profissional médico. Podem ser indicados shampoos e cremes que controlam a coceira e a descamação.
Reação de mecanismo incerto que ocorre entre os celíacos (pessoas com intolerância a produtos com glúten) após o consumo de glúten.
Deve sempre ser avaliado por um profissional médico. Uma vez realizado o diagnóstico, deve ser mantida uma dieta livre de glúten e, se necessário, também podem ser prescritas medicações que reduzem coceira e erupção cutânea.
Também conhecida por dermatite de estase, acomete principalmente pessoas com problemas na circulação do sangue.
Deve ser procurada a orientação de um profissional médico. Medidas como utilização de meias compressivas e elevação das pernas podem ser úteis.
Também conhecida por dermatite alérgica, ocorre quando a pele é exposta a um componente que provoca irritação ou alergia.
Deve ser procurada a orientação de um profissional médico e deve se tentar identificar a substância que provocou a alergia e evitá-la. Também pode-se aplicar um pano umedecido em água fria sobre a erupção cutânea várias vezes ao dia.
É uma doença que aparece na região da face, principalmente ao redor da boca e do nariz, mas que pode evoluir para a área ao redor dos olhos, quando recebe a denominação de dermatite periocular.
Deve sempre ser procurado um médico para diagnóstico e orientação. Devem ser combatidas as causas da doença (problemas respiratórios, correção de respiração bucal, hábitos de higiene inadequados, dentre outras). A suspensão do uso de cremes com corticosteróides é fundamental.
Doença causada por fungos que podem se localizar na pele, nos pelos e nas unhas.
Um profissional médico deve ser consultado. O tratamento da dermatofitose é simples e deve ser precoce para evitar extensão do quadro e contaminação de outras pessoas. Existem duas modalidades de tratamento: tópico e com medicações por via oral.
Brotoeja é o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução mecânica na hora de eliminar o suor pelas glândulas.
Na maioria das vezes, o problema desaparece sozinho, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem, e o paciente permanece em ambientes frescos, ventilados ou com ar-condicionado. Caso não haja melhora, recomenda-se procurar ajuda profissional.