Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Dermatite: o que é, como diagnosticar e como tratar? Doenças Comuns

Home > Matérias > Doenças Comuns > Dermatite: o que é, como diagnosticar e como tratar?

A Dermatite é uma reação inflamatória da pele que pode levar ao aparecimento de vermelhidão, coceira, descamação e formação de bolhas em qualquer parte do corpo.

As dermatites podem aparecer em qualquer idade e podem ter inúmeras causas, desde alergias, efeitos adversos de medicamentos, pele ressecada, contato com substâncias irritantes, picadas de insetos e até mesmo a ação de fungos.

Listamos abaixo os oito tipos mais comuns de dermatite, suas principais características e como tratar.

É uma doença genética, crônica, não contagiosa e bastante comum entre brasileiros:

25% das crianças podem apresentar episódios da doença, ao passo que apenas 7% dos adultos serão acometidos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que sua origem é hereditária e que pessoas que sofrem com uma condição atópica – como asma, alergia e rinite – têm 25% a mais de chance de ter dermatite, segundo o Ministério da Saúde. 

Um dos tipos mais comuns de dermatite ocorre com mais frequência nas crianças e pode atingir face, mãos, braços, pés e pernas; provoca lesões vermelhas e, em alguns casos, há surgimento de bolhas. Em adultos, as manifestações afetam principalmente dobras de pele, como a parte de trás dos joelhos e dobra dos braços. Provoca coceira intensa.

A pele seca é um dos fatores que contribuem para piora do problema, assim como condições ambientais (calor ou frio extremos) e emocionais, como estresse e ansiedade. Pode ser classificada como leve, moderada ou grave a depender da intensidade dos sintomas.

A alergia pode ser controlada com o uso de cremes e pomadas à base de corticoide. Ao longo do tratamento é importante manter a pele hidratada.

dermatite seborreicaAtinge principalmente o couro cabeludo e regiões mais oleosas da pele, como os cantinhos do nariz, sobrancelhas, face, pálpebras e peito.

Provoca vermelhidão, manchas e descamação. Estudos revelam que esse tipo de dermatite atinge de 1% a 3% da população, com maior predominância nos homens e com pico de incidência entre os recém-nascidos.

como tratar dermatite seborreicaDeve sempre ser avaliado por um profissional médico. Podem ser indicados shampoos e cremes que controlam a coceira e a descamação.

dermatite herpetiformeReação de mecanismo incerto que ocorre entre os celíacos (pessoas com intolerância a produtos com glúten) após o consumo de glúten.
Provoca coceira e bolhas avermelhadas que dão a sensação de queimação constante. São mais frequentes nos cotovelos, joelhos, coxas, nádegas e no dorso. Acomete principalmente crianças, adolescentes e adultos do sexo masculino.
como tratar dermatite herpetiforme Deve sempre ser avaliado  por um profissional médico. Uma vez realizado o diagnóstico, deve ser mantida uma dieta livre de glúten e, se necessário, também podem ser prescritas medicações que reduzem coceira e erupção cutânea.

dermatite ocre
Também conhecida por dermatite de estase, acomete principalmente pessoas com problemas na circulação do sangue.
Se manifesta através de manchas arroxeadas ou amarronzadas e se localizam nas pernas e nos tornozelos devido às varizes.
como tratar dermatite ocreDeve ser procurada a orientação de um profissional médico. Medidas como  utilização de meias compressivas e elevação das pernas podem ser úteis.

dermatite de contatoTambém conhecida por dermatite alérgica, ocorre quando a pele é exposta a um componente que provoca irritação ou alergia.
Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são algumas das reações. Detergentes, cosméticos ou até mesmo bijuterias são alguns exemplos do que pode desencadear a dermatite de contato.
como tratar dermatite de contato
Deve ser procurada a orientação de um profissional médico e deve se tentar identificar a substância que provocou a alergia e evitá-la. Também pode-se aplicar um pano umedecido em água fria sobre a erupção cutânea várias vezes ao dia.

dermatite perioral
É uma doença que aparece na região da face, principalmente ao redor da boca e do nariz, mas que pode evoluir para a área ao redor dos olhos, quando recebe a denominação de dermatite periocular.
A doença pode afetar pessoas de qualquer idade, porém, é mais comum em mulheres na faixa entre 15 e 45 anos, sendo menos frequente em homens. A causa da doença não é bem-definida, mas a maioria das pessoas têm comprometimento das vias aéreas superiores ou má oclusão oral, ou fazem uso indevido e indiscriminado de corticosteróides tópicos ou inalatórios.
como tratar dermatite perioral
Deve sempre ser procurado um médico para diagnóstico e orientação. Devem ser combatidas as causas da doença (problemas respiratórios, correção de respiração bucal, hábitos de higiene inadequados, dentre outras). A suspensão do uso de cremes com corticosteróides é fundamental.

dermatofitoseDoença causada por fungos que podem se localizar na pele, nos pelos e nas unhas.
Eles podem ser transmitidos diretamente (de homem para homem, de animal para homem e da terra para o homem) e também indiretamente, por meio de materiais contaminados. Sendo assim, as fontes de infecção podem ser, consequentemente, o homem, determinados animais (cão, gato, porco, gado, aves, peixes etc.) e o solo. Essas infecções são mais comuns em países de clima quente e úmido, sendo que os de clima tropical e subtropical são os mais afetados.
como tratar dermatofitoseUm profissional médico deve ser consultado. O tratamento da dermatofitose é simples e deve ser precoce para evitar extensão do quadro e contaminação de outras pessoas. Existem duas modalidades de tratamento: tópico e com medicações por via oral.

dermatite brotoejaBrotoeja é o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução mecânica na hora de eliminar o suor pelas glândulas.
Ambientes quentes e úmidos, excesso de roupas e agasalhos, assim como febre alta favorecem o aparecimento dessas lesões. Em geral, elas surgem no tronco, pescoço, nas axilas e dobras de pele, sob a forma de pequenas bolhas de água.
como tratar brotoeja
Na maioria das vezes, o problema desaparece sozinho, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem, e o paciente permanece em ambientes frescos, ventilados ou com ar-condicionado. Caso não haja melhora, recomenda-se procurar ajuda profissional.

dermatite e covid, qual a relação?
Segundo uma ampla revisão de estudos feitos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), lesões na pele podem surgir até quatro semanas depois do início dos sintomas da COVID-19. Os sinais mais comuns registrados são manchas vermelhas e coceira. A entidade também destaca que o estudo é recente e que todo o conhecimento relativo ao coronavírus ainda está em construção.

Lembrem-se de que os beneficiários da SulAmérica contam com o Saúde na Tela, disponível para oferecer atendimento em mais de 50 especialidades a distância. Acesse pelo app SulAmérica Saúde.



Artigos Relacionados

O beabá do câncer de pele: aprenda quais são os tipos, os sintomas e como se prevenir

Ferro é Fundamental: Saiba Como Prevenir a Falta dele

Fuja da Conjuntivite





Voltar