Como identificar e tratar dentes desalinhados Saúde Bucal
Home > Matérias > Saúde Bucal > Como identificar e tratar dentes desalinhados
Como identificar e tratar
dentes desalinhados?
É bastante comum pessoas usarem aparelhos ortodônticos ou alinhadores dentários para obter um sorriso perfeito. Mas você sabe quais são as causas e consequências do desalinhamento dos dentes? E a cirurgia, quando é necessária? São muitas as perguntas acerca da má-oclusão, popularmente conhecida como “dentes tortos”.
A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) explica que oclusão é a área da odontologia voltada para as relações de mordida entre a arcada dentária superior e a inferior. A má-oclusão, portanto, consiste na alteração dessas relações de mordida devido ao desalinhamento dos dentes.
Um exemplo de oclusão dentária perfeita é quando os dentes superiores cobrem levemente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior. Esse encaixe possibilita que funções bucais, como mastigação e respiração, ocorram sem prejuízos. Não há projeção da maxila ou da mandíbula, o que garante um aspecto harmonioso.
A má-oclusão, por sua vez, não possibilita esse encaixe | |
Para se ter uma ideia, uma mastigação normal produz |
Alguns sinais servem como bandeira vermelha e revelam necessidade de avaliação com um profissional. Fique atento quando observar:
Fatores genéticos ou hábitos nocivos podem provocar ou acelerar a má oclusão dentária. São eles:
Na maior parte dos casos, o desalinhamento dentário é leve e pode ser corrigido com o uso de aparelhos ortodônticos dentais que farão com que os dentes voltem para o local correto.
No entanto, há situações em que a má oclusão é bastante acentuada e seu tratamento pode demandar remoção de dente, cirurgia e também o uso de aparelho. O tratamento vai de caso a caso e exige avaliação de um ortodontista - profissional que cuida da oclusão dental com aparelhos ortodônticos - e de exames, como radiografias e tomografias.
As vantagens de buscar um tratamento ainda na infância
O melhor momento para corrigir a má-oclusão dental |