Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Como identificar e tratar dentes desalinhados Saúde Bucal

Home > Matérias > Saúde Bucal > Como identificar e tratar dentes desalinhados

Como identificar e tratar
dentes desalinhados?

Como identificar e tratar dentes desalinhados?

É bastante comum pessoas usarem aparelhos ortodônticos ou alinhadores dentários para obter um sorriso perfeito. Mas você sabe quais são as causas e consequências do desalinhamento dos dentes? E a cirurgia, quando é necessária? São muitas as perguntas acerca da má-oclusão, popularmente conhecida como “dentes tortos”. 

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) explica que oclusão é a área da odontologia voltada para as relações de mordida entre a arcada dentária superior e a inferior. A má-oclusão, portanto, consiste na alteração dessas relações de mordida devido ao desalinhamento dos dentes.

má oclusão dentária dentes tortos dentes desalinhados
Um exemplo de oclusão dentária perfeita é quando os dentes superiores cobrem levemente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior. Esse encaixe possibilita que funções bucais, como mastigação e respiração, ocorram sem prejuízos. Não há projeção da maxila ou da mandíbula, o que garante um aspecto harmonioso.

A má-oclusão, por sua vez, não possibilita esse encaixe entre as arcadas. É um problema que compromete o sistema mastigatório e as estruturas anexas, como dentes, gengivas, ossos e músculos.

A má-oclusão, por sua vez, não possibilita esse encaixe
entre as arcadas. É um problema que compromete o
sistema mastigatório e as estruturas anexas, como
dentes, gengivas, ossos e músculos.

Para se ter uma ideia, uma mastigação normal produz
mais de 65 kg de força nos dentes molares (aqueles
que estão localizados no fundo da boca) e, em casos
de desalinhamento, essa força é distribuída de modo
desigual, o que ocasiona um desgaste anormal
dos dentes. Esse tensionamento pode provocar dores
de cabeça, má postura e problemas de coluna, além do
incômodo estético.

Para se ter uma ideia, uma mastigação normal produz mais de 65 kg de força nos dentes molares (aqueles que estão localizados no fundo da boca) e, em casos de desalinhamento, essa força é distribuída de modo desigual, o que ocasiona um desgaste anormal dos dentes. Esse tensionamento pode provocar dores de cabeça, má postura e problemas de coluna, além do incômodo estético.

má oclusão dentes tortos dentes desalinhadoscomo identificar os dentes desalinhadosAlguns sinais servem como bandeira vermelha e revelam necessidade de avaliação com um profissional. Fique atento quando observar:

Dificuldade ou desconforto para mastigar ou falar Falta de encaixe entre as arcadas Dores de cabeça ou nos ouvidos sem causa aparente Má postura e problemas na coluna sem outro motivo Mudança na simetria da face Dentes desgastados, expostos ou sensíveis ao consumo de alimentos frios ou doces

causas dos dentes desalinhados

Fatores genéticos ou hábitos nocivos podem provocar ou acelerar a má oclusão dentária. São eles:

Incompatibilidade de tamanho entre mandíbula e dente Língua maior que a cavidade bucal Uso excessivo e prolongado de mamadeira e/ou chupeta Deglutição atípica Perda de dentes Desgaste nos ossos da face Problemas na formação do esqueleto ou de crescimento do osso maxilar

tratamento para dentes desalinhados?

Na maior parte dos casos, o desalinhamento dentário é leve e pode ser corrigido com o uso de aparelhos ortodônticos dentais que farão com que os dentes voltem para o local correto.

No entanto, há situações em que a má oclusão é bastante acentuada e seu tratamento pode demandar remoção de dente, cirurgia e também o uso de aparelho. O tratamento vai de caso a caso e exige avaliação de um ortodontista - profissional que cuida da oclusão dental com aparelhos ortodônticos - e de exames, como radiografias e tomografias.

As vantagens de buscar um tratamento ainda na infância

O melhor momento para corrigir a má-oclusão dental
é na infância, pois o crescimento ósseo ainda está
em desenvolvimento, o que possibilita maior
ajustamento na posição dentária.
Outro ponto importante é o fato de que dentes
permanentes são guiados pelo posicionamento dos
dentes de leite, portanto, é fundamental que durante
a troca pelos dentes permanentes - o que acontece
por volta dos 6 anos - seja feita uma avaliação
da oclusão dental.
Situações em que a criança perdeu o dente de leite
precocemente, por exemplo, podem ser contornadas
com um tratamento que permita "reservar” o espaço
deixado por ele, evitando que o dente permanente
nasça de maneira torta. Quanto mais cedo
a intervenção, mais fácil o tratamento.
                                                                                   

O melhor momento para corrigir a má-oclusão dental é na infância, pois o crescimento ósseo ainda está em desenvolvimento, o que possibilita maior ajustamento na posição dentária. Outro ponto importante é o fato de que dentes permanentes são guiados pelo posicionamento dos dentes de leite, portanto, é fundamental que durante a troca pelos dentes permanentes - o que acontece por volta dos 6 anos - seja feita uma avaliação da oclusão dental. Situações em que a criança perdeu o dente de leite precocemente, por exemplo, podem ser contornadas com um tratamento que permita

Os beneficiários da SulAmérica contam com uma ampla rede de atendimento na área de Ortodontia para avaliação do seu caso. Com o plano odontológico da SulAmérica você pode agendar uma consulta e tirar dúvidas sobre oclusão dental.


Artigos Relacionados
6 dicas para evitar cáries nas crianças
Novos sorrisos: dicas para cuidar da saúde bucal do seu bebê
Um olhar integral sobre a saúde bucal

 



Voltar