Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Novos sorrisos: dicas para cuidar da saúde bucal do seu bebê Saúde Bucal

Home > Matérias > Saúde Bucal > Novos sorrisos: dicas para cuidar da saúde bucal do seu bebê

Saude_bucal_bebe
Quando nasce um bebê é natural que junto com ele apareçam dúvidas sobre os melhores cuidados. Um questionamento frequente das mamães e papais é sobre a saúde bucal do recém-nascido e qual a melhor maneira de realizá-la.

O primeiro passo é garantir que a mãe cuide da própria saúde bucal durante a gestação já que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças cujas mães sofrem de doenças bucais têm mais chances de também sofrer dessa condição. Além disso, a saúde da mulher durante a gestação é um dos fatores para o bebê nascer saudável. 

Garantir que os filhos cresçam com uma boa saúde bucal é uma das muitas responsabilidades da vida em família.  Além do acompanhamento regular com o dentista desde os primeiros meses, é essencial que os pais cuidem da higiene bucal de seus filhos de forma rotineira e saudável. No artigo reunimos algumas dicas para ajudá-lo.

Cuidados durante os primeiros meses de vida:

Antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos é preciso estar atento à higiene bucal do bebê. O Guia de Orientações Odontológicas para Bebês da UFMG recomenda que a gengiva do bebê seja limpa com uma gaze úmida, de maneira bem suave, pelo menos uma vez ao dia. Assim, os pais já criam uma rotina de cuidados bucais com a criança.

A limpeza das gengivas ajuda a prevenir o aparecimento de bactérias e o eventual acúmulo de comida na boquinha do neném.

Quando os dentes do bebê começam a nascer?

Os dentes dos pequenos geralmente começam a nascer aos 6 meses de vida. No entanto, esse tempo varia de acordo com o desenvolvimento de cada criança e é normal que os dentes nasçam um pouco antes ou um pouco depois dessa idade.

Durante o nascimento dos dentes os nenéns costumam apresentar certo desconforto, além de alguns sintomas como salivação e coceira excessiva, o que pode deixar o bebê mais irritado. Para aliviar o desconforto é recomendado o uso de mordedores ou então fazer massagens nas gengivas da criança. Uma dica ótima para esse período é colocar os mordedores na geladeira e entregá-los geladinhos ao bebê, isso ajuda bastante a reduzir o incômodo.

Atenção: Febre alta (acima de 38ºC) não é um sintoma frequente durante o nascimento dos dentes. Se o seu bebê está com febre alta, procure assistência médica.


Cuidados após o nascimento do primeiro dente:

Depois que o primeiro dente nascer, a limpeza bucal deve ser feita com uma escova de dente que seja apropriada para a criança. Ela deve ter um cabo longo e a cabeça pequena.

Outro ponto de atenção é o uso correto da pasta, cuja quantidade deve ser do tamanho de um grão de arroz cru. Nesta quantidade, o creme dental com flúor previne a cárie e outras doenças bucais sem causar nenhum mal à saúde da criança. É muito importante escovar os dentes do bebê após as principais refeições e antes de dormir.

É normal que o neném chore ou faça birra na hora da escovação, ele ainda não entende a importância da higiene bucal e pode se incomodar com a atividade. Por isso, fazer da limpeza dos dentes um momento divertido, com brincadeiras, músicas e histórias é uma boa dica para tornar a tarefa menos estressante. Em pouco tempo, ele se acostumará e esse se tornará uma parte divertida da rotina dele.

Consulte um dentista regularmente:

É imprescindível levar o bebê ao dentista quando ele completar aproximadamente 6 meses, logo após o nascimento do primeiro dente, para que o profissional possa orientar os pais de forma adequada recomendando dietas e práticas que favoreçam a saúde oral da criança.  

Além disso, começar cedo com o acompanhamento odontológico pode ajudar na relação que a criança desenvolve com o consultório e o profissional de odontologia. Além de ser fundamental na prevenção de cáries e na identificação de anormalidades nos dentes e arcadas.

 

Fique de olho na alimentação do bebê:

Durante os primeiros seis meses de vida do bebê é recomendado o aleitamento materno exclusivo. O leite materno e a amamentação trazem uma série de benefícios para a saúde bucal da criança, o movimento de sugar feito pelo neném durante a amamentação estimula o desenvolvimento das arcadas dentárias e das articulações da mandíbula (o formato da boca e encaixe dos dentes).

Depois dos seis meses começa a introdução de alimentos na dieta do bebê e para prevenir a cárie dentária e outras doenças bucais, é necessário estabelecer uma rotina nas refeições com intervalos claros entre elas. Alguns alimentos como sucos de frutas e achocolatados devem ser evitados, porque eles contêm grandes quantidades de sacarose e alta acidez (dois fatores negativos para a saúde oral e obesidade infantil). Além disso, é muito importante que os dentes do bebê sempre estejam limpos quando ele for dormir.

Estabelecer uma dieta equilibrada, variada, rica em nutrientes e alimentos saudáveis auxilia na formação dos dentes, além de contribuir para a saúde integral dos pequenos. Por outro lado, devemos prestar muita atenção ao excesso de alimentos processados e açúcares, pois esses podem levar a obesidade, diabetes melito e a cárie dentária. Não esqueça que a dieta do bebê deve sempre seguir as recomendações do médico pediatra.

Dê o exemplo:

Sabemos que os bebês adoram imitar, principalmente os hábitos que eles veem com frequência em casa. Portanto, se os filhos observarem desde pequenos os pais praticando uma boa higiene bucal dentro do lar, podem assimilar as boas práticas e compreender a importância da saúde oral desde os primeiros anos de vida.

Começando os cuidados desde a gestação e logo nos primeiros meses do bebê, o dentista tem a oportunidade de atuar antes do aparecimento de doenças e desconfortos orais.

Conte com o plano odontológico da SulAmérica para cuidar de você e de sua família e te auxiliar nessa jornada de cuidados com a saúde bucal do seu bebê.

Artigos Relacionados

Gestante: Você faz o pré-natal odontológico?

Um olhar integral sobre a saúde bucal

O que você ainda não sabe sobre a Cárie

Voltar