Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



6 dicas para evitar cáries nas crianças Saúde Bucal

Home > Matérias > Saúde Bucal > 6 dicas para evitar cáries nas crianças

6 dicas para evitar cáries nas crianças

Chegar à vida adulta com uma dentição saudável exige uma série de cuidados que devem começar ainda na infância. Escovar os dentes adequadamente de 2 a 3 vezes ao dia, usar fio dental e ir ao dentista regularmente são hábitos essenciais para a saúde bucal. Mas em que momento devemos começar a rotina de cuidados com as crianças? Como evitar as cáries e por que devo me preocupar com elas? Para responder essas e outras questões, veja perguntas e respostas para uma dentição saudável e longe de cáries.


Você sabia? A cárie pode ser combatida com bons hábitos de higiene. Embora mais da metade dos brasileiros já tenha tido cárie, como revelam os dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 2010, esse não é um problema que deva ser minimizado. Além de dores e desconforto, a cárie pode comprometer a dentição e afetar a autoestima.

 Quando devo marcar a primeira consulta? Recomenda-se que a primeira ida ao dentista aconteça antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes de leite, com seu filho ainda bebê. O ideal é buscar por um odontopediatra, uma especialidade dentro da odontologia voltada para a saúde bucal das crianças. Nessa primeira consulta, serão passadas orientações sobre como higienizar os primeiros dentes do seu filho, qual a escova e a pasta mais adequadas, e ele terá oportunidade de se familiarizar ao ambiente ambulatorial, evitando associá-lo a um espaço hostil ou desconfortável. Algo que pode acontecer quando os responsáveis pela criança só procuram atendimento em situações de dor ou trauma.O que é a cárie e por que devo me preocupar com ela? A cárie dental é uma doença que se caracteriza pela deterioração do dente e que se relaciona com os hábitos de vida, como alimentação e cuidados com a higiene bucal. Em busca de sacarose (o açúcar do resto das comidas), as bactérias Streptococcus mutan produzem um ácido que corrói o dente até quebrá-lo. Quando não tratada, a cárie lesiona a segunda camada do dente – chamada de dentina –, que serve de proteção para a polpa, uma estrutura fundamental e altamente inervada. É isso que provoca dor e sensibilidade. Em estágio avançado, a cárie ataca a polpa dentária e causa inflamação e infecção.

Com que frequência o fio dental deve ser passado? As crianças devem começar a usar o fio dental diariamente após ganharem os primeiros dentes de leite. Seu uso deve ocorrer antes da escovação, após cada refeição. Caso não seja possível, dê preferência ao uso noturno, na escovação antes de dormir. O uso do fio dental é fundamental para prevenção de doenças como mau hálito e gengivite, além de cáries. O fio deve ser passado ao redor da base de cada dente, chegando a locais que a escova não alcança e eliminando restos de alimento e placa bacteriana. É importante contar com a supervisão de um adulto, já que a tarefa exige coordenação motora.Que alimentos são mais ou menos indicados para a saúde da dentição? Alimentos como maçã, folhas verdes, cenoura, aipo e amêndoas são ricos em cálcio e vitamina D, nutrientes que ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes e contribuem para que eles se desenvolvam de maneira mais forte e saudável. Outra boa opção é o queijo, que eleva o pH da boca e reduz o risco de cárie, como revelou um estudo publicado em 2013 pela General Dentistry, revista da Academia Americana de Odontologia Geral. Comidas industrializadas e doces devem ser evitados, sobretudo até os sete anos de idade. O alto teor de açúcar e conservantes desses alimentos contribuem para cárie.


 Qual o papel do flúor? Presente na água e nas pastas, o flúor é fundamental para fortalecer o esmalte dos dentes de leite e dos permanentes que ainda não nasceram, o que ajuda a combater o surgimento de cáries. Com qual frequência devemos ir ao dentista? A rotina com o dentista deve acontecer periodicamente, de preferência a cada seis meses. Caso a criança esteja passando por algum tratamento específico, ou apresentar sintomas que fogem da normalidade, como por exemplo dor de dente, surgimento de manchas ou inchaço na boca, a recomendação é que busque um profissional o quanto antes.

Para ajudar você e sua família nessa jornada de cuidados com a saúde bucal do seu filho, conte com o plano odontológico da SulAmérica.






Voltar