Novembro Azul: Afinal, o que a próstata faz? Saúde do Homem
Home > Matérias > Saúde do Homem > Novembro Azul: Afinal, o que a próstata faz?
A conscientização pode reverter o avanço do câncer de próstata
A cada novembro somos impactados por ações do Novembro Azul que buscam alertar e conscientizar o homem a cuidar da sua saúde, em especial o câncer de próstata, segunda maior causa de morte por câncer entre homens. Mas, afinal, você sabe o que é a próstata? E qual a sua função no corpo? Neste conteúdo, reunimos informações sobre essa glândula para entender por que ela merece atenção e acompanhamento médico.
O que é?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino e se localiza na frente do reto, logo abaixo da bexiga, com a uretra passando por ela.
Qual a sua aparência?
Entre os mais jovens, tem o formato de pêssego, o tamanho de uma noz e pesa aproximadamente 20g. Ela cresce naturalmente com o passar dos anos, ou seja, seu tamanho varia com a idade.
Qual a sua função?
A próstata produz um fluido capaz de proteger e nutrir os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Esse fluido corresponde a cerca de 20%-30% do sêmen. O restante dele é produzido pelas vesículas seminais, glândulas que estão logo atrás da próstata.
Que problemas a afetam?
Hiperplasia Benigna da Próstata:
crescimento da próstata na zona de transição, o que gera compressão da uretra.
Prostatite:
inflamação que pode ser aguda, súbita ou crônica.
Câncer da Próstata:
tumor maligno que se desenvolve na zona periférica. Quando detectado precocemente, tem boas chances de cura.
Devido à localização da próstata, com o toque do dedo é possível analisar sua consistência e se há presença de nódulos ou irregularidades;
Através de uma coleta de sangue é verificado os níveis de antigénio. Quando elevado pode indicar problemas;
Quando há suspeita de câncer;
Permite estudar o órgão em detalhes.
Idade
É considerado um fator de risco importante, já que a incidência e mortalidade aumentam de maneira significativa após os 50 anos.
Histórico Familiar
Se você tem algum parente próximo, como pai ou irmão, que teve câncer de próstata antes dos 60 anos, fique atento. Tanto os fatores genéticos quanto hábitos alimentares e estilo de vida podem indicar riscos para o desenvolvimento da doença.
Sobrepeso
Obesidade e excesso de gordura corporal são pontos de atenção. Além de ser um fator de risco para o câncer de próstata, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que 13 a cada 100 casos de câncer no Brasil estão relacionados ao sobrepeso.
Estima-se que um a cada seis homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. Para prevenção e diagnóstico precoce, é imprescindível acompanhamento urológico regular a partir dos 50 anos, já que o câncer se manifesta sobretudo em homens mais velhos. Atualmente, a média de idade do diagnóstico é de 66 anos.
De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, serão 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano. Este, que é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina, representa 29% dos diagnósticos da doença no país.
Beneficiários SulAmérica podem se consultar com as equipes de Atenção Primária através da rede prestadora parceira, que é acompanhada e desenvolvida de perto para sempre oferecer a melhor experiência para o beneficiário.
Você pode agendar diretamente com os profissionais da especialidade Medicina de Família e Comunidade na Rede Referenciada do Aplicativo SulAmérica Saúde ou clicar aqui e demonstrar o seu interesse em passar em consulta com uma equipe de Atenção Primária, que entraremos em contato.