Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Como se proteger da próxima temporada de gripe Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Como se proteger da próxima temporada de gripe

vacinaçãoComo se proteger da próxima temporada de gripe

 

Vírus que provocou o pior surto de gripe da última década nos EUA já chegou ao Brasil; vacinação nacional começa no fim do mês

 

Durante as estações mais frias do ano, é comum o aumento de casos de gripe, já que com as baixas temperaturas as pessoas se mantêm em locais fechados e pouco ventilados, aumentando a circulação de vírus e bactérias. Por esse motivo, as autoridades brasileiras de saúde já estão em alerta quanto à possibilidade de surtos de alguns subtipos da doença, como o H1N1 e H3N2.

 

Esse último vírus infectou mais de 47 mil norte-americanos na última temporada de inverno do país e já ameaça o Brasil. Alguns estados registraram recentemente os primeiros casos doença, e duas mortes foram confirmadas na cidade de Taubaté, no interior paulista, no final de março.

 

Assim como o H1N1, o H3N2 é uma variante do vírus influenza e pode levar à forma grave da gripe. De acordo com dados recentes da Organização Mundial Saúde, a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos e está associada a altas taxas de hospitalizações e complicações como pneumonia.

 

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, tem previsão para começar na 2ª quinzena de abril em todos os postos públicos de saúde. A vacina disponibilizada terá eficácia contra os seguintes subtipos do vírus influenza: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

 

A composição da vacina da gripe é definida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com as cepas virais que mais circulam em cada país. Como o vírus influenza sofre mutações constantes, é necessário que essa reformulação vacinal ocorra todos os anos.

 

Do que é feita a vacina da gripe

 

A vacina da gripe é composta por diferentes fragmentos do vírus influenza inativado. Portanto, a imunização não tem como causar a doença.

 

Quem deve tomar

 

A vacina oferecida no sistema público de saúde é direcionada apenas para:

 

  • Gestantes

  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias

  • Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)

  • População indígena

  • Idosos a partir dos 60 anos

  • Funcionários da área da saúde

  • Presos e funcionários do sistema prisional

  • Portadores de doenças crônicas, como diabetes e asma

  • Professores de escolas públicas e privadas

 

Se você não faz parte do grupo de risco, mas gostaria de se imunizar, é possível tomar a vacina em clínicas particulares. Ao contrário da rede pública, que oferece a versão trivalente da imunização, esses locais costumam aplicar a quadrivalente, um tipo de vacina que inclui uma cepa a mais do vírus em sua composição, reforçando a proteção contra a gripe.

Voltar