Preparando a Casa para Começar o Ano Novo Bem Estar
Home > Matérias > Bem Estar > Preparando a Casa para Começar o Ano Novo
Cinco ideias para renovar as energias e ter um ano mais leve.
Nada melhor do que começar o ano fazendo aquela arrumação geral na casa. A sensação de limpeza e de ver tudo organizado e funcionando não é apenas de bem-estar. Vários estudos científicos comprovam que esses fatores estão relacionados com a sua saúde física e mental, a sua produtividade e até a qualidade de seus relacionamentos. Listamos abaixo cinco ideias para você colocar em prática neste início de ano e quais são seus principais benefícios.
Você sabia que a poluição interna da sua casa pode ser mais prejudicial à sua saúde do que a poluição externa? Produtos de limpeza, tintas de parede, matérias-primas de alguns tipos de móveis, entre outros, podem provocar alergias. De acordo com a American College of Allergists, Estados Unidos, 50% das doenças alérgicas são causadas por esse tipo de poluição. Abrir as janelas ajuda também a eliminar os odores indesejáveis e manter a casa com ar de limpeza.

Colocar travesseiros e tapetes ao sol ajuda a minimizar a presença de ácaros e fungos, mas dificilmente você conseguirá fazer isso com colchões e estofados. Hoje, empresas especializadas fazem esse tipo de serviço na sua casa, sem ter que tirar nada do lugar. Os ácaros são inimigos do nosso pulmão e acentuam problemas crônicos como a asma, por exemplo. Além de, claro, interferir na qualidade do seu sono, no caso do colchão e de travesseiros.
Hora de se desfazer de tudo aquilo que não usa mais. Para não ser exaustivo demais, escolha um cômodo por dia para tirar tudo dos armários e checar o que realmente você usa. Feito isso, hora de organizar as coisas que você vai manter, deixando o visual mais clean e garantindo que possam ser encontradas com mais facilidade. Pode parecer que não, mas isso contribui para vários aspectos da sua vida. De acordo com um artigo publicado pelo Journal of Neuroscience, as distrações causadas pela visualização de muitos objetos em várias alturas e profundidades ajudam a mente a desfocar, prejudicando a sua produtividade. A casa desorganizada também prejudica relacionamentos, pois, além de não querer receber visitas, as relações na família e entre o casal podem ser afetadas. Outro benefício da organização é comer melhor. A desordem é estressante para o cérebro, então é mais provável que você recorra a mecanismos de enfrentamento, como escolher comidas confortáveis ou comer demais, como explicam os psicólogos da revista Psychological Science.

Nada mais irritante e pouco produtivo do que precisar usar um utensílio ou equipamento e encontrá-lo quebrado ou sem pilhas. Faça uma conferência em tudo o que você usa no cotidiano e cheque se estão em pleno funcionamento ou com as pilhas e baterias em dia. Além de poupar tempo, você evitará momentos de estresse desnecessários.
