Por que a Hepatite C é perigosa? Bem Estar
Home > Matérias > Bem Estar > Por que a Hepatite C é perigosa?
Mais de 150 mil pessoas receberam o diagnóstico da hepatite C entre 1999 e 2015, segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. Porém, estima-se que entre 1,5 milhão e 2 milhões de brasileiros estejam infectados com a doença e não sabem. Isso porque a hepatite C evolui de forma lenta e silenciosa, podendo demorar entre 25 a 30 anos para manifestar sintomas. O resultado é a descoberta da doença em estágio avançado, a caminho da cirrose e câncer de fígado.
Causada pelo vírus HCV, a hepatite C provoca infecção aguda e crônica do fígado. Geralmente, cerca de 55% a 85% dos casos de infecção aguda, que persiste por mais de seis meses, se tornam crônicos e potencialmente fatais.
Como a hepatite C é transmitida
As formas de transmissão da hepatite C ocorrem por meio de transfusões de sangue, compartilhamento de seringas e outros materiais contaminados que furam ou cortam a pele, além da transmissão da mãe infectada para o filho durante a gravidez.
No Brasil, boa parte das contaminações ocorreu em transfusões de sangue realizadas antes de 1993, época em que os hemocentros não faziam o teste de detecção da hepatite C nos materiais colhidos. Hoje, esse procedimento é obrigatório.
Sintomas
Embora o surgimento dos sintomas seja lento e tardio, os mais comuns são:
- Cansaço
- Enjoo
- Tontura
- Vômitos
- Febre
- Dor abdominal
- Peles e olhos amarelados
- Urina e fezes claras