Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Motivos pelos quais você está ganhando peso Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Motivos pelos quais você está ganhando peso

As suas roupas já não te servem mais e o ponteiro da balança não para de subir. Você já tentou diversas formas de emagrecer, incluindo dietas e a prática de exercícios físicos, mas mesmo assim está difícil eliminar os quilos em excesso. Por que será?

O aumento de peso nem sempre está relacionado ao abuso de alimentos gordurosos e calóricos, como muitas pessoas pensam. Alguns hábitos e condições de saúde, como sono inadequado e distúrbios da tireoide, podem estar diretamente ligados ao excesso de peso. 

                           


Confira alguns exemplos: 

 

Dietas da moda

A cada dia surgem dietas milagrosas que, embora prometam uma rápida redução de medidas, são difíceis de manter em longo prazo.

Com esse processo de perder e ganhar peso repetidamente, a tendência é que o metabolismo desacelere cada vez mais, provocando o famoso efeito sanfona (de perda e ganho de peso). Por isso, sempre busque orientação nutricional antes de começar uma dieta.

 

Idade

Com o avanço da idade, o metabolismo desacelera naturalmente, diminuindo a queima de calorias. Nesse caso, o ideal é reduzir o consumo de alimentos calóricos e praticar exercícios físicos com frequência, principalmente aqueles que aumentam a massa muscular, como a musculação e o pilates. Eles ajudam a deixar o metabolismo mais rápido, já que os músculos gastam calorias em repouso. 

 

Dormir pouco

O sono age como um regulador de dois hormônios que afetam o apetite: a leptina e a grelina. A leptina está relacionada à saciedade e ao estímulo do gasto energético, enquanto a grelina é responsável por estimular o apetite e a produção de gordura. Quando uma pessoa dorme poucas horas por noite, o nível de leptina cai e o de grelina aumenta. O resultado é um aumento drástico na fome. Por isso, é extremamente recomendável dormir ao menos 7 horas por noite.

 

Estresse

O estresse é um reconhecido fator de risco para o aumento de peso. Ele faz com que o corpo produza hormônios, que em excesso, aumentam o apetite e diminuem o controle sobre o que se come. Além disso, pesquisas já demonstraram que o estresse pode fazer com que o organismo gaste menos calorias do que o normal. O ideal a se fazer é buscar formas de controlar o estresse e investir em atividades relaxantes como yoga, pilates e meditação.

 

Distúrbios da tireoide

O hipotireoidismo é uma condição que faz com que a glândula tireoide não produza hormônios adequadamente, afetando o metabolismo e outras funções do organismo. Além do aumento de peso repentino, o hipotireoidismo provoca cansaço excessivo, sonolência, queda de cabelo, entre outros sintomas. Consulte seu médico se notar esses sinais.

 

Voltar