Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Por que beber água é tão importante? Entenda os riscos da desidratação Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Por que beber água é tão importante? Entenda os riscos da desidratação

Passamos a vida escutando que devemos beber bastante água e que estar hidratado é fundamental. Isso, na verdade, é bem mais que uma simples recomendação: manter-se hidratado, assim como respirar ou dormir, é imprescindível para nossas funções vitais. No nosso organismo, a água é necessária para:

Digerir alimentos e dissolver os nutrientes que serão passados pelas paredes intestinais até a corrente sanguínea; Controlar a temperatura corporal, já que nosso corpo transpira ao longo do dia e perde uma média de 2,6 litros de água a cada 24h; Lubrificar determinadas áreas do corpo que nos ajudam a realizar movimentos, como por exemplo as articulações Disponibilizar nutrientes para todas as células (sobretudo as musculares); Manter a pele hidratada; Eliminar toxinas e resíduos que não serão úteis para o organismo; Auxiliar os movimentos do intestino e evitar a constipação.

Cerca de 70% do nosso corpo é formado por água, e não se hidratar corretamente pode ocasionar o adoecimento do corpo. Cuidados simples, como beber água em intervalos regulares e ter sempre à mão garrafinhas com água, são hábitos que podem e devem ser cultivados para evitar a desidratação. O consumo de chás, sucos naturais ou água de coco também é bem-vindo.

E o quanto de água devo consumir?

Na década de 1940, o Comitê de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional dos EUA estabeleceu a recomendação de pelo menos dois litros diários para adultos, mas não há consenso científico sobre isso atualmente. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal varia conforme a idade e o peso. Hoje, a Associação Brasileira de Nefrologia recomenda olhar a cor da urina para saber se é preciso, ou não, aumentar o consumo de água.

No periódico Nutrition Reviews há a indicação de como esse consumo é móvel de pessoa para pessoa. Outra medida bastante adotada é o consumo de 35 ml de água por quilo para adultos entre 18 e 55 anos. Para exemplificar, uma pessoa de 75 kg deve beber pouco mais de dois litros de água por dia, enquanto para alguém com 90 kg o volume sobe para 3 litros.

É importante destacar que os cálculos são feitos de acordo com a quantidade de energia gasta por dia, isto é, pessoas que se exercitam com mais frequência devem consumir ainda  mais líquidos do que as sedentárias. Atletas profissionais podem chegar a consumir de 8 a 10 litros por dia.

Atenção redobrada com as crianças e os idosos

De acordo com Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)a, a desidratação é um dos principais problemas na terceira idade, já que, durante o envelhecimento, o corpo deixa de absorver a água como deveria, facilitando a desidratação. É por isso que durante o verão, estação naturalmente mais quente, devemos ficar ainda mais atentos. Confusão, enjoo, fadiga e até mesmo desmaios são alguns dos sintomas da desidratação na terceira idade.

As crianças também são suscetíveis a esse risco. A falta de atenção à necessidade constante de beber água somada à pele mais sensível, suscetíveis a queimaduras, vermelhidão e ardência, resultam em casos comuns de desidratação. Boca seca, temperatura do corpo mais elevada, choro sem lágrima e hipoatividade são sintomas comuns nesse caso.

Para evitar problemas assim e manter o equilíbrio do corpo, a dica é lembrar sempre de beber água. Vale investir em uma garrafinha para andar sempre com você ou estabelecer rotinas, como beber um copo de hora em hora. E não deixe de oferecer fontes de hidratação para os pequenos e idosos ao seu redor. Aproveite, água faz bem!

Em caso de dúvidas sobre o tema, os beneficiários do SulAmérica podem contar com o programa de Atenção Primária à Saúde (APS). Além de orientar caso a caso qual a melhor rotina de consumo de água, nossa equipe está pronta para ajudar em casos de desidratação e discutir as melhores práticas para manter sua saúde em dia. Clique aqui para saber mais.


Voltar