Por que beber água é tão importante? Entenda os riscos da desidratação Bem Estar
Home > Matérias > Bem Estar > Por que beber água é tão importante? Entenda os riscos da desidratação

Passamos a vida escutando que devemos beber bastante água e que estar hidratado é fundamental. Isso, na verdade, é bem mais que uma simples recomendação: manter-se hidratado, assim como respirar ou dormir, é imprescindível para nossas funções vitais. No nosso organismo, a água é necessária para:
Cerca de 70% do nosso corpo é formado por água, e não se hidratar corretamente pode ocasionar o adoecimento do corpo. Cuidados simples, como beber água em intervalos regulares e ter sempre à mão garrafinhas com água, são hábitos que podem e devem ser cultivados para evitar a desidratação. O consumo de chás, sucos naturais ou água de coco também é bem-vindo.

Na década de 1940, o Comitê de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional dos EUA estabeleceu a recomendação de pelo menos dois litros diários para adultos, mas não há consenso científico sobre isso atualmente. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal varia conforme a idade e o peso. Hoje, a Associação Brasileira de Nefrologia recomenda olhar a cor da urina para saber se é preciso, ou não, aumentar o consumo de água.
No periódico Nutrition Reviews há a indicação de como esse consumo é móvel de pessoa para pessoa. Outra medida bastante adotada é o consumo de 35 ml de água por quilo para adultos entre 18 e 55 anos. Para exemplificar, uma pessoa de 75 kg deve beber pouco mais de dois litros de água por dia, enquanto para alguém com 90 kg o volume sobe para 3 litros.
É importante destacar que os cálculos são feitos de acordo com a quantidade de energia gasta por dia, isto é, pessoas que se exercitam com mais frequência devem consumir ainda mais líquidos do que as sedentárias. Atletas profissionais podem chegar a consumir de 8 a 10 litros por dia.
