O Impacto da Pandemia Entre Profissionais de Saúde Saúde Mental
Home > Matérias > Saúde Mental > O Impacto da Pandemia Entre Profissionais de Saúde
A quantas anda a saúde de quem cuida da saúde da gente?
Os profissionais de saúde se tornaram verdadeiros heróis na batalha contra a COVID-19 no Brasil. Mas muitos deles estão vivendo situações-limite com sobrecarga de trabalho, além do temor de se contaminar. São muitos os impactos já observados na vida e no bem-estar social daqueles que, há mais de um ano, atuam na linha de frente no combate à pandemia.
Segundo os resultados da pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em todo o território nacional, a pandemia alterou de modo significativo a vida de 95% desses trabalhadores. Este é o mais amplo levantamento sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde desde o início da pandemia.
Há, por outro lado, relatos de quem sentiu maior valorização e fortalecimento no trato com os pacientes e familiares durante a pandemia. De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com 1.600 médicos cadastrados nos conselhos regionais (CRMs), o novo cenário reforçou o compromisso com a medicina e com a saúde da população.
Ainda assim, a situação é preocupante. O medo, combinado ao trabalho extenuante, pode provocar problemas emocionais. Exaustão, ansiedade, burnout [síndrome causada pela exaustão extrema] e até mesmo depressão são alguns dos quadros que podem ser desenvolvidos. Trabalhar sob essas condições pode ocasionar uma maior quantidade de erros ou, ainda, o afastamento desses profissionais dos seus respectivos locais de trabalho.
Pensando nisso, reunimos algumas iniciativas que podem ser feitas pela população para auxiliar na melhoria da saúde mental desses trabalhadores:
Siga as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde para minimizar ao máximo o contágio da COVID-19. Assim, você estará se protegendo e contribuindo para diminuir a sobrecarga do sistema de saúde e, consequentemente, o estresse dos profissionais da área
Faça um exercício de empatia e tente se imaginar no lugar desses profissionais. Como você estaria se sentindo?
Atenção às notícias que você compartilha na sua rede de contatos. Verifique as fontes antes de passá-las adiante: fake news são um desserviço à população e impactam diretamente no trabalho desses profissionais, que já estão atuando no seu limite