Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



O Impacto da Pandemia Entre Profissionais de Saúde Saúde Mental

Home > Matérias > Saúde Mental > O Impacto da Pandemia Entre Profissionais de Saúde

A quantas anda a saúde de quem cuida da saúde da gente?

Os profissionais de saúde se tornaram verdadeiros heróis na batalha contra a COVID-19 no Brasil. Mas muitos deles estão vivendo situações-limite com sobrecarga de trabalho, além do temor de se contaminar. São muitos os impactos já observados na vida e no bem-estar social daqueles que, há mais de um ano, atuam na linha de frente no combate à pandemia.

Segundo os resultados da pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em todo o território nacional, a pandemia alterou de modo significativo a vida de 95% desses trabalhadores. Este é o mais amplo levantamento sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde desde o início da pandemia.




Há, por outro lado, relatos de quem sentiu maior valorização e fortalecimento no trato com os pacientes e familiares durante a pandemia. De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com 1.600 médicos cadastrados nos conselhos regionais (CRMs), o novo cenário reforçou o compromisso com a medicina e com a saúde da população.

Ainda assim, a situação é preocupante. O medo, combinado ao trabalho extenuante, pode provocar problemas emocionais. Exaustão, ansiedade, burnout [síndrome causada pela exaustão extrema] e até mesmo depressão são alguns dos quadros que podem ser desenvolvidos. Trabalhar sob essas condições pode ocasionar uma maior quantidade de erros ou, ainda, o afastamento desses profissionais dos seus respectivos locais de trabalho.

Pensando nisso, reunimos algumas iniciativas que podem ser feitas pela população para auxiliar na melhoria da saúde mental desses trabalhadores:

  • Siga as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde para minimizar ao máximo o contágio da COVID-19. Assim, você estará se protegendo e contribuindo para diminuir a sobrecarga do sistema de saúde e, consequentemente, o estresse dos profissionais da área

  • Faça um exercício de empatia e tente se imaginar no lugar desses profissionais. Como você estaria se sentindo?

  • Atenção às notícias que você compartilha na sua rede de contatos. Verifique as fontes antes de passá-las adiante: fake news são um desserviço à população e impactam diretamente no trabalho desses profissionais, que já estão atuando no seu limite


 

Voltar