A importância do cuidado integral da saúde da criança Saúde da Criança
Home > Matérias > Saúde da Criança > A importância do cuidado integral da saúde da criança

Para que a criança cresça e se desenvolva de forma saudável, alguns cuidados são essenciais. Proporcionar uma alimentação saudável, higiene bucal e garantir o acompanhamento médico são alguns dos primeiros passos. Na primeira infância, a criança passa por muitos marcos de crescimento e desenvolvimento, e deve estar saudável, sem doenças e demais problemas de saúde.
Ter um profissional de confiança que conhece e a acompanha durante os anos de crescimento é essencial. Pensando nisso, a rede de Atenção Primária à Saúde é uma grande aliada no cuidado de toda a família, já que o cuidado da criança deve ser contínuo e evoluir conforme seu crescimento.
Com a equipe de Saúde da Família, iniciamos o cuidado na fase de recém-nascido, passando para bebê, criança, puberdade/adolescência, fase adulta até o envelhecimento desse indivíduo, todo esse cuidado pode ser feito pelo médico defamília, por exemplo.

Os planos de cuidados são orientações voltadas para a necessidade de cada indivíduo - seja ele uma criança, idoso ou um adulto. Com ele, é possível preparar os pais para os principais marcos de crescimento e desenvolvimento que a criança irá passar.
A partir do momento que realizamos um atendimento integral e voltado para a saúde da criança, podemos perceber as maiores necessidades, prescrever os cuidados e acompanhar a evolução desse paciente
no contexto integral da sua saúde, principalmente na Atenção Primária, com médicos de família e enfermeiros acompanhando.

Uma das grandes vantagens do acompanhamento por profissionais de medicina de família, poder acompanhar a pessoa em todas as fases da vida. O cuidado da criança deve ser contínuo e evoluir conforme seu crescimento. Dentro da Atenção Primária à Saúde iniciamos o cuidado na fase de recém-nascido, passando para bebê, criança, puberdade/adolescência, fase adulta até o envelhecimento desse indivíduo, todo esse cuidado pode ser feito pelo médico de família, por exemplo.
A equipe multidisciplinar pode ser composta por Enfermeiros, Médicos de Família e Pediatras, Técnicos de Enfermagem, Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e outros profissionais.

