Você está em dia com a sua saúde bucal? Saúde Bucal
Home > Matérias > Saúde Bucal > Você está em dia com a sua saúde bucal?
Cuidar da sua saúde bucal vai muito além da estética, isto porque, a nossa boca é uma das portas de entrada para o nosso organismo e para que ele esteja sempre saudável e livre de doenças, precisamos tomar alguns cuidados, como escovar os dentes regularmente e corretamente e utilizar o fio dental, por exemplo.
Você deve realizar movimentos circulares com a escova levemente inclinada a 45° com um tempo mínimo de 2 minutos! Além disso, dê preferência sempre para escovas com cerdas macias, assim você não machuca a sua gengiva, nem causa nenhum tipo de doença periodontal!
O uso combinado da escovação e do fio dental proporciona uma saúde bucal muito mais completa, isto porque, somente a escovação não é capaz de remover completamente todos os restos de alimentos dos dentes, fazendo-se necessária a utilização do fio dental, auxiliando na redução de cáries, tártaros e placas bacterianas.
Mas a boca não está livre de problemas relacionados somente à escovação, como por exemplo:
A herpes bucal é uma doença causada pelo vírus HSV-1, que provoca algumas bolhas ou feridas nos lábios e em torno e é transmitida através do contato com lesões ou por meio da mucosa de um indivíduo infectado, ou seja, a doença pode ser transmitida através do beijo ou pelo uso de objetos compartilhados, como talheres, batons e toalhas de pessoas que estão na fase ativa da infecção (fase de vesículas).
Estima-se que 99% das pessoas já tiveram contato com o vírus HSV-1 na infância e adolescência, adquirindo em sua maioria resistência à ele, entretanto, em razão de determinadas situações, algumas pessoas apresentam uma queda no sistema imunológico, podendo manifestar tais sintomas.
A prevenção se dá a partir de uma boa higiene bucal, evitando contato direto com pessoas e seus respectivos objetos, que se encontram na fase ativa da infecção. Outro meio de se prevenir, é através da utilização regular de hidratantes labiais, principalmente aqueles que possuem em sua formulação filtros solares, já que, mesmo depois de realizado o tratamento com medicamentos antivirais e cicatrizantes, a doença pode novamente voltar a incomodar os pacientes em razão de estímulos de radiação ultravioleta.
Por isso, vale lembrar que esta infecção não tem cura e é autolimitada, ou seja, à medida que o sistema imunológico se recupera, as lesões tendem a desaparecer.
Gengivite, aftas, xerostomia (boca seca), cáries e tártaros são consideradas doenças bucais relacionadas principalmente ao estresse do dia a dia, a má alimentação e à escovação e ao consumo de cigarro (fumo).
Por isso, adote hábitos mais saudáveis em sua rotina, se alimente bem e pratique exercícios físicos, pois tais fatores o ajudarão a manter um equilíbrio perfeito e lhes darão cada vez mais Saúde Integral.