Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Dormindo mal? Sua saúde pode estar em perigo Estilo de Vida

Home > Matérias > Estilo de Vida > Dormindo mal? Sua saúde pode estar em perigo

Insonia_BaixaA insônia é um dos distúrbios mais frequentes e preocupantes da sociedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 40% da população brasileira sofre desse mal. Nos Estados Unidos, o problema foi considerado epidemia pública pelo Centers for Disease Control and Prevention, agência de saúde do governo, que contabilizou cerca de 70 milhões de americanos diagnosticados com o distúrbio. 

Com a rotina intensa das cidades, dormir ao menos 7 horas por noite, como recomendam os médicos, tem sido cada vez mais difícil. Entre as queixas mais comuns de quem tem dificuldades em pegar no sono estão a falta de concentração, irritabilidade e cansaço. Em longo prazo, as consequências se tornam mais graves podendo afetar a cognição – conjunto de habilidades necessárias para a obtenção de conhecimento, como memória, linguagem, planejamento e estratégia.

O sono é o único momento em que o cérebro tem para recuperar o fôlego. Se isso não acontecer, os neurônios (células cerebrais do sistema nervoso) entram em colapso e podem morrer para sempre, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Sono e Neurobiologia Circadiana da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Essas células desempenham um papel importante em nosso estado de vigília e alerta.

Além disso, o cérebro de uma pessoa insone, na faixa dos 20 anos, é muito similar ao cérebro de alguém mais velho, em que as células nervosas são menos eficientes ao filtrar toxinas.

Como a falta de sono pode afetar a memória

Quando as luzes se apagam e você dorme, o cérebro trabalha em quatro ciclos diferentes do sono, cada um responsável por uma função. O REM (sigla em inglês Rapid Eye Movement) é a etapa final do sono profundo e está relacionada à assimilação das informações recebidas durante o dia e à consolidação da memória.

Portanto, uma boa noite de sono não é só importante para o descanso do corpo, como também é crucial para manter as habilidades de aprendizagem e memorização do cérebro, uma vez que quem acorda no meio da noite prejudica alguns processos do REM, voltando à fase inicial dos ciclos. 

Para dormir bem

  • Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário todos os dias
  • Mantenha uma rotina fixa de exercícios físicos. Porém, recomenda-se praticá-los até três horas antes de ir para a cama
  • Tome um banho bem relaxante
  • Leia um livro e tome um chá (sem cafeína)
  • Termine de comer três horas antes de dormir
  • Deixe seu quarto bem confortável e escuro

O que evitar antes de dormir

  • Evite ingerir bebidas que contenham cafeína e álcool
  • Não fume
  • Se estiver com dificuldades para dormir, não fique na cama virando de um lado para o outro, pois isso poderá deixá-lo irritado. Faça alguma atividade relaxante e depois volte.
  • Evite ações que possam deixá-lo tenso, como trabalhar antes de dormir ou olhar os e-mails.
  • Desligue todos os aparelhos eletrônicos. Isso porque as luzes emitidas por esses aparelhos, como o celular, por exemplo, inibem a produção de melatonina, hormônio responsável por induzir ao sono

 

 

 

 

 

Voltar