Força para todos Estilo de Vida
Home > Matérias > Estilo de Vida > Força para todos
TREINO
DE FORÇA
É PARA
TODOS
Por Camila Hirsch
Muito tem se falado sobre a importância e os benefícios do treino de força (treino resistido) para a saúde e a performance esportiva.
Ganhar força é fundamental para qualquer pessoa, seja ela sedentária, seja ela alguém que busque apenas saúde física, uma estética melhor, que treine,focando em performance ou deseje emagrecer.
Benefícios do
treino de força
Como é um treino de força
O treino de força (treino resistido), como o próprio nome já diz, deve ter resistência. Essa resistência é obtida com pesos ou outro tipo de acessório esportivo, a exemplo de um elástico (miniband, superband etc.).
Você pode fazer um treino de força de diversas formas e estruturas. Bastante conhecidos são os treinos com seleção de exercícios com mais carga (mais peso) e menos repetições, fazendo um exercício por vez.
Mas saiba que é possível ganhar força, aumentar a resistência e a massa muscular com outros tipos de treinos também, inclusive, sem cargas externas, e, sim, usando o peso do corpo. Seguem algumas opções:
Circuito: você escolhe 12 exercícios para várias partes do corpo. A partir daí, faça um exercício após o outro, apenas uma série de cada. Para os iniciantes, recomenda-se 30 segundos de intervalo entre os exercícios e, para os mais avançados, sem intervalo. Você pode repetir esse circuito até 4 vezes, dependendo da sua condição física e de seus objetivos.
Séries agrupadas em duplas: você escolhe 12 exercícios. Junto-os em duplas e execute cada par por 3 vezes. Faça todos os grupos de movimentos sequencialmente até completar os 12. Realize o intervalo de descanso apenas entre cada dupla.
Circuito misto (exercícios do circuito normal com exercícios aeróbicos): você intercala um exercício da série acima (mais localizado) com um exercício aeróbico por determinado tempo. Algumas alternativas: correr no lugar ou na esteira, pedalar em bicicleta fixa, pular corda, caminhar, subir escada, entre outros. Mantenha a regra do intervalo como no primeiro circuito.