Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

//
-
Clínicas disponíveis para algumas localidades de São Paulo/SP. Indique no campo "Observações" a localidade de sua preferência: Freguesia do Ó, Indianópolis, Lapa, Paraíso, Pinheiros, Santana, Sta Cecília, Sta Cruz , Sto Amaro, São Judas, São Miguel, Tatuapé
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os beneficiários SulAmérica Saúde e a participação está sujeita às condições de elegibilidade e área de abrangência. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

A SulAmérica somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade e conheça nosso Portal de Privacidade

Continuar

Matérias



Como Garantir que as Férias Com as Crianças Sejam Só Alegria Estilo de Vida

Home > Matérias > Estilo de Vida > Como Garantir que as Férias Com as Crianças Sejam Só Alegria


Sulamerica-Cuidado_Crianças_Ferias_01_1

 

 

Férias são sinônimo de alegria e diversão para as crianças, e também de preocupação extra para os pais. Se estiver nos planos aproveitar a época para viajar com a família, faça um bom planejamento. Pense no destino, hospedagem, atividades e transporte. E, como se trata de uma situação fora da rotina normal, redobre a atenção com a saúde dos pequenos. Durante o verão, por causa da temperatura mais elevada, é mais difícil eles caírem com gripe ou resfriado. Mas existe o risco de insolação, desidratação e intoxicação causada pela má conservação dos alimentos vendidos em quiosques de praia. Nada que alguns preparativos  e cuidados durante a viagem não garantam que as férias sejam uma experiência bem positiva.


Sulamerica-Cuidado_Crianças_Ferias_Guia01

Escolha um destino adequado: Tudo começa antes da viagem. Escolha um destino amigável e que ofereça segurança e liberdade para que seus filhos possam brincar livremente. É legal incluí-los nessa decisão, se possível. Dê preferência para locais com atividades ao ar livre – é mais saudável e evita que eles fiquem muito tempo no celular. Crianças com até 4 anos devem passar, no máximo, 1 hora na frente de telas ou telonas (ou seja, celular, computador e TV), de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Leve os pequenos ao pediatra: Após definida a hospedagem, é hora de marcar pediatra para checar se está tudo bem com a saúde dos pequenos para evitar surpresas fora de casa. Os pais devem adotar esse procedimento como consulta extra, fora das visitas periódicas. Crianças com 2 anos ou mais devem passar pelo médico pediatra a cada três meses; e a partir dos 6 anos, uma vez a cada seis meses, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Entre 7 e 18 anos, uma consulta por ano é suficiente.

 

Cheque a carteirinha de vacinação: Faça isso especialmente se o destino da viagem inclui lugares com incidência de mosquitos. No verão eles se proliferam com mais facilidade, aumentando o risco de transmissão de doenças, como a febre amarela. A dengue é ainda mais preocupante porque não existe vacina para ela. Por isso inclua um bom repelente na bagagem (além do filtro solar e um kit de primeiros socorros, com medicamentos prescritos pelo pediatra e que seus filhos já estão acostumados a tomar). Também verifique a necessidade de seguro viagem ou cobertura do plano de saúde para um eventual caso de emergência.


Sulamerica-Cuidado_Crianças_Ferias_Guia02

Prepare lanchinhos saudáveis: Nem sempre dá para confiar na qualidade da comida  dos restaurantes e lanchonetes da estrada e do aeroporto. Também leve uma garrafa térmica com água fresca e filtrada, se a viagem for de carro.

 

Tente deixar o percurso menos cansativo: Se estiverem viajando de carro, programe algumas paradas para um descanso rápido e ida ao banheiro. Atividades lúdicas, com jogos e brincadeiras, é uma boa dica para entreter as crianças durante o trajeto. Mas evite livros e celular, pois podem causar enjoo e dor de cabeça.

Sulamerica-Cuidado_Crianças_Ferias_Guia03_1

Estabeleça horários para as refeições: Ao chegarem ao destino, aí sim começa a diversão e as crianças mal vão se lembrar de comer e beber água. Tente estabelecer horários fixos para a hidratação, com água (de preferência) e sucos naturais. Faça o mesmo para as refeições, sempre com comida balanceada e saudável. Evita que eles fiquem só no salgadinho. Se estiverem na praia, muito cuidado com os alimentos dos quiosques: o armazenamento costuma ser inadequado e, por isso, existe o perigo de contaminação. Os sintomas são náusea, diarreia e vômito.

 

Proteja os pequenos do sol: O melhor horário de exposição é antes das 10h. Depois disso (até as quatro da tarde), a incidência dos raios ultravioletas, que queimam a pele, é mais intensa. As crianças costumam querer pular a parte do protetor solar, mas não desista. Reaplique o filtro a cada duas horas nas áreas do corpo que ficam mais expostas. A aplicação inicial deve ser feita 30 minutos antes deles irem para o sol, e, se for a primeira vez de um produto novo, faça um teste em uma pequena área da pele para observar uma possível reação alérgica. O melhor protetor para eles é em creme, sem fragrâncias e no mínimo fator 30 – mais do que isso, os benefícios extras são muito pequenos.

 

Oriente sobre possíveis acidentes: Alerte os pequenos sobre o risco de acidentes em piscinas, no mar, em rios e cachoeiras; e oriente como eles devem se comportar nesses locais para brincarem com segurança. Quanto menor a idade, maior a importância de um adulto por perto, o tempo todo.

 

Pronto, agora curta a viagem. Com esses cuidados, as férias com as crianças têm tudo para ser só alegria!  E se precisar, lembre-se que a SulAmérica está de plantão com os serviços Orientação Médica Telefônica, Médico na Tela e Médico em Casa, para dar informações e orientações seguras sobre sua saúde e de seu filho. Solicite pelo app SulAmérica Saúde

 

Fontes: Ministério da Saúde, Hospital Santa Catarina, Sociedade Brasileira de Pediatria e Organização Mundial da Saúde (OMS).




Voltar