Esportes e Alimentação na Terceira Idade Estilo de Vida
Home > Matérias > Estilo de Vida > Esportes e Alimentação na Terceira Idade
.png)

Uma boa receita para ter mais disposição e menos riscos de adoecer.
A associação de alimentação balanceada e prática de atividades físicas regulares proporciona uma melhor condição de saúde para a pessoa idosa. E não é só isso, mais autonomia e possibilidade de socialização também estão entre os benefícios.
As recomendações seguem, de modo geral, os mesmos princípios da dieta recomendada para uma pessoa adulta. Mas existem algumas especificidades. É importante incluir no cardápio alimentos ricos em vitaminas A, D e C, com função antioxidante, pois ajudam a prevenir o envelhecimento celular. Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, também não podem faltar.
Mais do que ingerir nutrientes, o preparo e o consumo das refeições são importantes. Então, o ambiente da cozinha deve ser confortável, seguro e organizado, de modo que proporcione autonomia para que a pessoa possa planejar o cardápio, preparar as refeições e se alimentar de forma prazerosa.
Comer na companhia de familiares ou amigos proporciona mais prazer na alimentação, logo favorece o apetite. É também um bom momento para o convívio social, que contribui para que a pessoa não se sinta sozinha.
