Os riscos das dietas da moda Estilo de Vida
Home > Matérias > Estilo de Vida > Os riscos das dietas da moda
Os riscos das dietas da moda
Com promessas milagrosas de emagrecimento rápido, essas fórmulas podem resultar em sérias deficiências nutricionais
Perder peso de forma rápida e sem muito esforço. Essa é a principal promessa da maioria das dietas que circulam entre a população seja por meio da internet ou pelo tradicional boca a boca e que, mesmo sem embasamento científico, conquistam cada vez mais adeptos, inclusive, celebridades.
Mas, o que parece ser “rápido e eficiente” nem sempre é sinônimo de saudável. A maior parte das dietas ditas “da moda” costuma ser restritiva, sem seguir os padrões adequados de nutrição preconizados pelas entidades do setor, podendo acarretar em sérias deficiências nutricionais e prejuízos ao organismo.
Além disso, a falsa promessa de redução de peso rápida e sem sacrifício cria expectativas irreais, levando o indivíduo a abandonar a dieta em poucas semanas, já que as mudanças propostas não condizem com seu cotidiano. Dessa forma, além da exposição aos riscos à saúde, o indivíduo pode até perder peso, mas acaba recuperando os quilos perdidos e até engordando mais em um curto espaço de tempo (processo conhecido como “efeito sanfona”).
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, apenas uma alimentação saudável e variada, que leva em consideração os aspectos biológicos e sociais do indivíduo, é capaz de promover o funcionamento adequado do organismo e preservar a saúde.
Dessa forma, aqueles que desejam perder peso, devem buscar orientações de um profissional de saúde, especialmente, de um nutricionista, que irá desenvolver um programa de reeducação alimentar individualizado, respeitando os hábitos e características particulares, além de orientar a adoção de um estilo de vida saudável - o que inclui a prática de exercícios físicos regulares, hábito fundamental para a perda e manutenção do peso.
